. .

 

ARQUIVO DOCUMENTAL
Processo de certificação como sistema EQAVET
Documento-base da Escola Plano de Ação de Alinhamento EQAVET
Relatório do Operador - Alinhamento EQAVET
Plano de Ação de Melhoria - 2019-2022
Planos de Atividades dos Cursos Profissionais
Plano Anual de Atividades -
Cursos Profissionais - 2020-21
 
Plano Anual de Atividades -
Cursos Profissionais - 2019-20
Relatório do PAA -
Cursos Profissionais - 2019-20
Plano Anual de Atividades -
Cursos Profissionais - 2018-19
Relatório do PAA -
Cursos Profissionais - 2018-19

 

PORTEFÓLIO

 

.

A Escola Secundária Viriato vai levar a cabo, no dia 10 de março de 2022 (5ª feira), as “4as Jornadas do Ensino Profissional”, um espaço de debate e partilha em torno de questões e temas de interesse para os cursos profissionais em diferentes áreas. O programa inclui, além de sessões plenárias, workshops subordinados a temáticas pertinentes para a formação e para a atividade profissional de alunos e profissionais das referidas áreas.

 

.

Os alunos finalistas do Curso Profissional de Informática – Instalação e Gestão de Redes, no passado dia 24 de fevereiro, na presença dos seus orientadores, realizaram uma apresentação pública dos projetos desenvolvidos no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, prova esta que se realizará no final do ano letivo.

Foi um momento de partilha e de desenvolvimento das suas competências de comunicação, muito apreciado pelo público presente, essencialmente constituído por colegas mais novos que optaram por ofertas formativas na área da informática.

.

 


.


.https://whathealthesv.wixsite.com/whathealth
.

O Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde elaborou e vai dinamizar a Newsletter "What Health?", destinada à comunidade da Escola Secundária Viriato, que visa a promoção da literacia em Saúde.
No passado dia 14 de janeiro, realizou-se a apresentação pública e lançamento desta newsletter contando com a participação do Dr. Nelson Olim, da Academia da OMS, do Dr. Eduardo Melo, Diretor Clínico do CHTV, e da Dra. Bárbara Simões, Coordenadora do PÚBLICO na Escola.
Foi um momento relevante das atividades da Escola em que, para além das diversas perspetivas apresentadas pelos convidados, foram debatidas questões muito pertinentes sobre a temática colocadas pelos alunos e professores presentes ou que acompanharam o evento à distância.

 

.

Os alunos das turmas de 11º e 12º anos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de saúde participaram numa sessão de demonstração de funcionamento de elevadores de transferência de doentes, no dia 8 de outubro de 2021, tendo a oportunidade de experimentar o manuseamento do equipamento.

.

 

.
3ªs Jornadas do Ensino Profissional (JEP)
2020-21
Decorreu, no dia 21 de maio de 2021, mais uma edição das Jornadas do Ensino Profissional organizadas pelos Cursos Profissionais da Escola Secundária Viriato.
Apesar das circunstâncias e limitações a que a pandemia obriga, respeitando as orientações de funcionamento emanadas da tutela, realizaram-se as 3as Jornadas do Ensino Profissional com um programa diversificado, de elevada qualidade, que foi ao encontro das solicitações dos alunos dos Cursos Profissionais de Desporto, Auxiliar de Saúde, Manutenção Industrial, Informática Comunicação e Serviço Digital e Técnico Comercial.
Mais de duas centenas de alunos do ensino profissional da escola assistiram a algumas das atividades em plataformas digitais de comunicação e participaram presencialmente em oficinas de trabalho específicas para o seu curso. Mantendo a abertura à comunidade, algumas dezenas de participantes externos (alunos e professores de outras escolas e profissionais das áreas profissionais visadas) puderam assistir aos diferentes momentos formativos em que se inscreveram através da transmissão em direto, em diversas plataformas digitais de comunicação, que a escola proporcionou.
Este dia repleto de desafios tecnológicos bem-sucedidos, de aprendizagens significativas, promotor de competências para o século XXI e que, certamente, contribuirá para a tomada de consciência sobre a importância da aprendizagem ao longo da vida, resultou da estreita colaboração entre todos os elementos da equipa de organização, na qual o empenho e o sentido de responsabilidade dos alunos mais diretamente envolvidos foi determinante. Na voz dos próprios alunos: “Foi uma experiência incrível!”, “Foi um dia em que pudemos aprender coisas novas e as dinâmicas da Viriato.”, “Obrigado pela oportunidade e pela confiança que depositaram em nós para concretizar este projeto.”, “Que venham mais Jornadas!”.
.

 

. .

A Escola Secundária Viriato deseja Boas Festas a toda a comunidade visiense, expondo um presépio em estrutura metálica junto ao gradeamento virado para a via com maior circulação, concebido e realizados pelos alunos do CP de TMI.

 

.

Formar Técnicos Auxiliares de Saúde técnica, pessoal e socialmente competentes implica um diversificado conjunto de vivências e experiências de aprendizagem. Visitas de estudo, participação em eventos formativos diversos, prática simulada e dinamização de projetos são práticas implementadas na ESViriato.

.
.
.

 

.

Os alunos do CP de TMI colaboraram no projeto do Clube Europeu (Concurso 2019-20), cuja temática era Alterações Climáticas, com a criação de suportes-ecoponto. O objetivo era incentivar os alunos a fazerem a triagem correta do lixo, reunindo os diferentes caixotes num mesmo espaço, ao invés de os ter espalhados como acontecia anteriormente, o que levava os alunos a usarem indiscriminadamente o mais próximo.

.

 

.
2ªs Jornadas do Ensino Profissional (JEP)
2019-20
Decorreram, no dia 14 de fevereiro de 2020, as 2ªs Jornadas do Ensino Profissional organizadas pelos Cursos Profissionais da Escola Secundária de Viriato.
As temáticas foram planificadas numa perspetiva interdisciplinar, construindo-se um programa comum aos cursos profissionais de:
 - Desporto e Saúde;
 - Manutenção Industrial e Informática;
 - Comunicação e Serviço Digital e Técnico Comercial.
Os 350 inscritos (alunos do ensino profissional da escola e de outras 5 escolas dos distritos de Viseu e da Guarda e profissionais de empresas nas quais os alunos realizam os estágios) assistiram a sessões plenárias e participaram em oficinas de trabalho.
Este espaço de debate e de partilha suscitou o interesse do público e permitiu um dia repleto de aprendizagens, promotor de competências do século XXI e que, certamente, contribuirá para a tomada de consciência sobre a importância da aprendizagem ao longo da vida, essencial numa sociedade competitiva marcada por rápidas mudanças e muitas incertezas.
O ensino profissional é considerado, pelas sociedades mais avançadas, como absolutamente central. Desde 2007 que a Escola Secundária Viriato oferece cursos profissionais e no presente ano letivo, tem 250 alunos nesta via (o maior número de alunos de sempre), o que corresponde a 47% dos alunos do Ensino Secundário da escola.
.
.
.

 

.

Através do projeto piloto MUDA - Movimento pela Utilização Digital Ativa e em conjunto com diferentes parceiros, pretende-se criar o compromisso de incentivar a participação da população com mais de 50 anos, familiares ou não dos alunos da Escola, no espaço digital e ajudar a tirar partido dos benefícios associados aos serviços digitais disponibilizados por empresas e pelo Estado.

.