Notícias

DESTAQUES ATIVIDADES INFORMAÇÕES

Oferta Formativa

CONSULTE A NOSSA OFERTA FORMATIVA PARA 2020-2021

.

AVISO

ALUNOS 12.º ANO dos CURSOS PROFISSIONAIS

INSCRIÇÕES PARA AVALIAÇÃO EXTRAORDINÁRIA_RECUPERAÇÃO MÓDULOS/UFCD EM ATRASO_ ÉPOCA DE JULHO

PRAZO DE INSCRIÇÕES: 1 a 5 de junho

Informam-se os alunos que frequentam ou frequentaram, sem o concluir, o 3.º ano de formação (12.º ano) dos cursos profissionais que se encontra aberto o prazo de inscrição para a avaliação extraordinária, recuperação de módulos/UFCD em atraso, época de julho. Extraordinariamente, e por decisão do conselho pedagógico, atendendo ao facto de não se ter realizado a fase de início do 3º período, os alunos podem inscrever-se até 10 (dez) módulos/UFCD.

A inscrição será feita eletronicamente, nos seguintes termos:

a) Alunos que se encontram a frequentar o 12.º ano: o respetivo diretor de curso enviará a ficha de inscrição, que o aluno devolverá devidamente preenchida.

b) Alunos que frequentaram o 12.º ano, sem terem concluído o curso, devem preencher a ficha que se encontra em anexo e remeter aos serviços administrativos, para o endereço provaseexames2020@esviriato.pt

Devem aguardar confirmação, por parte da escola, da receção do correio eletrónico enviado. Caso não recebam a confirmação no prazo de 24 h, devem contactar os serviços administrativos da escola (área alunos), por telefone (232418330)

À conversa com o… Professor Galopim de Carvalho

Lançado o desafio, o Professor Galopim aceitou de imediato. O Professor Galopim “veio” à Viriato e esteve à conversa como os alunos do 7º ano (A, B, C e D). (ler mais)

.

15 de maio é o Dia Internacional das Famílias

Para assinalar este dia, e no âmbito da disciplina de Área de Integração do 10º ano, foi proposto aos alunos dos Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico Comercial e Técnico de Manutenção Industrial que elaborassem um cartaz alusivo ao dia.

Visualiza aqui os trabalhos elaborados.

.

Subsídio Escolar

Decorre até 31 de maio o prazo de candidatura para atribuição de subsídio escolar (atribuição de Escalão) para o ano letivo 2020/2021.

Consulte aqui o respetivo aviso.
Descarregue aqui o boletim de candidatura.

.

MATRÍCULAS para o ano letivo de 2020-2021

A partir de dia 04 de maio, o Portal das Matrículas está disponível para que Encarregados de Educação e Serviços Escolares registem pedidos de matrícula para o ano letivo 2020/2021.

Na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, o período normal de matrícula para o ano escolar de 2020/2021 é fixado entre o dia 4 de maio e o dia 30 de junho de 2020.

Os registos de matrícula nos ensinos básico e secundário - 7º e 10º anos de escolaridade - e as renovações de matrícula e os pedidos de transferência de escola nos ensinos básico e secundário – 8º, 9º, 11º e 12º anos de escolaridade - decorrem a partir de 26 de junho.

O Portal foi melhorado de forma a que o Encarregado de Educação efetue na aplicação todos os procedimentos de matrícula e renovação de matrícula.

No entanto, no caso de não ter meios para efetuar esta matrícula online, o Encarregado de Educação pode solicitar o apoio dos Serviços Administrativos da Escola.

Serão oportunamente definidos os requisitos e os procedimentos a adotar, sendo divulgados prazos para o atendimento presencial.

Para mais informações, veja o separador MATRÍCULAS (na lateral).  

 

EXAMES NACIONAIS do ENSINO SECUNDÁRIO

INSCRIÇÕES
Prorrogação de prazo até 11 de maio de 2020

O Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, nomeadamente no que se refere a Exames Nacionais.

O prazo de inscrição a Provas e Exames é prorrogado até 11 de maio de 2020.

Assim, e atendendo a que os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior (quer o façam pela primeira vez quer seja para melhoria de nota), podem alterar, se necessário, as inscrições para os exames finais nacionais que já tenham sido efetuadas.

Caso queiram alterar a primeira inscrição, devem fazer novo envio do boletim de inscrição (modelo EMEC) disponibilizado em formato editável ou a digitalização do original, devidamente preenchido, para a Escola, por correio eletrónico (provaseexames2020@esviriato.pt).

Consulte as orientações do separador INFORMAÇÕES PROVAS E EXAMES (apresentado na lateral direita), para saber como preencher o boletim.

Em resposta, receberão um mail de confirmação pelos Serviços Administrativos (SA) da conformidade da inscrição.

A entrega do original ou do modelo descarregado do boletim de inscrição, devidamente preenchido e assinado, nos SA da Escola, far-se-á findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial ou no dia da realização do primeiro exame, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição.

Consulte aqui Excertos do Decreto-Lei n.º 14-G/2020.

 

PROVAS FINAIS E EXAMES NACIONAIS

Orientações aos alunos e encarregados de educação

Como é do vosso conhecimento na sequência da evolução da pandemia Covid-19 no nosso país, teve o Júri Nacional de Exames (JNE) de criar estratégias para que o processo de inscrição se possa concretizar.

Assim, o JNE criou instrumentos para que a inscrição nas provas e exames dos ensinos básico e secundário possa ser feita remotamente, a partir de casa.

 

Os alunos / encarregados de educação devem:

    ● Para pedirem a senha de acesso à página da Direção-Geral do Ensino Superior

para os alunos do 12º ano, unicamente

1. Aceder à página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – www.dges.gov.pt - e efetuar o pedido. (cf. ponto 33 do Guia Geral de Exames 2020)

    - Excerto do Guia Geral de Exames (ponto 33)

    - Anexo I do Guia Geral de Exames - Calendarização

2. Enviar o pedido de atribuição de senha (efetuado na página eletrónica) para a Escola.

3. Aguardar por confirmação por parte da Escola da receção do correio eletrónico enviado.

Caso não recebam a confirmação no prazo de 24 horas, devem contactar a Escola por telefone:

      Tlf.: 232 418 330

 

    ● Para se inscreverem nas provas e exames:

para os alunos dos 11º e 12º anos

e para os alunos autopropostos/externos (Ensino Básico e Ensino Secundário)

As datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário são prorrogadas até dia 3 de abril.

1. Descarregar o boletim de inscrição em formato editável.

    - JNE - Boletim Editável Básico

Os alunos do 9º ano do Ensino Básico que frequentam a escola estão automaticamente inscritos nas provas finais (Português e Matemática), salvo em caso de retenção no final do ano.

    - JNE - Boletim Editável Secundário

No caso de o aluno já dispor do boletim em formato papel, pode usar esse documento.

2. Proceder ao seu preenchimento, apoiando-se nos documentos seguintes:

    - JNE - Tabela Cursos ES

    - JNE - Instruções Preenchimento Boletim Editável - Inscrições Secundário

    - JNE - Instruções Preenchimento Boletim Editável - Inscrições Básico

    - JNE - Lista de Códigos Provas Finais e Provas Equivalência Frequência- Básico

    - JNE - Lista de Códigos Exames Finais e Provas Equivalência Frequência - Secundário

3. Enviar o referido boletim, devidamente preenchido, para o correio eletrónico dos serviços administrativos da escola:

e.mail:

- provaseexames2020@esviriato.pt

No caso de o aluno já dispor do boletim em formato papel, depois de proceder ao seu preenchimento, deve digitalizá-lo e enviá-lo para o correio eletrónico disponibilizado pela escola.

4. Aguardar por confirmação por parte da Escola da receção dos correios eletrónicos enviados.

Caso não recebam a confirmação no prazo de 24 horas, devem contactar Escola por telefone:

Tlf.: 232 418 330

5. Entregar o boletim de inscrição (modelo descarregado ou original EMEC) preenchido e assinado pelo encarregado de educação ou aluno, quando maior, findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição.

6. Nas situações em que o procedimento descrito nos pontos 1 a 4 não for possível, podem, ainda, os alunos, ou os seus encarregados de educação, proceder à inscrição através do preenchimento do formulário disponível na DGEEC, conforme previsto no ponto 7 da Comunicação n.º 2/JNE/2020. (Ver documento no separador lateral)

NB: Não devem observar o disposto no ponto 7 da Comunicação nº 2 do JNE, exceto em último recurso e quando não tenham resposta da escola, uma vez que não permite a identificação de todos os dados necessários acerca da tipologia de inscrição do aluno.

Os alunos que já efetuaram a inscrição por essa via devem, apesar desta inscrição, seguir os procedimentos descritos pontos 1 a 4.

 A presente orientação não dispensa a consulta das informações e documentos disponíveis no separador lateral «INFORMAÇÕES PROVAS e EXAMES».

 

Olimpíadas Nacionais de Informática

Decorreu entre os dias 23 e 25 de abril a qualificação para as Olimpíadas Nacionais de Informática. Participaram nesta prova 77 alunos, dos ensinos básico e secundário, oriundos de escolas de todo o país. Da nossa escola participaram 8 alunos do 12º Ano, tendo-se apurado para a final o Alexandre Gazur.

A final nacional será no dia 22 de maio (não presencial, remotamente). FORÇA ALEXANDRE!

.

9ª Edição dos Encontros da Viriato 2020

.

Acompanha-nos e deixa a tua mensagem no Facebook da Escola

 

.

NOTA INFORMATIVA Nº 2

 NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA SECUNDÁRIA VIRIATO

Uma palavra merecida de reconhecimento aos nossos Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais que asseguram, após 13 de março de 2020, a abertura e o funcionamento da escola na sua missão de serviço público.

Entrámos na fase de mitigação da doença e, para uma maior proteção dos nossos profissionais e das suas famílias, vamos novamente reduzir o horário de permanência e de abertura da escola, que passará a ser das 09h00 às 13h30, sem atendimento presencial.

Os alunos e encarregados de educação que necessitem, devem contactar a escola pelo telefone nº 232 418330 e/ou pelos endereços eletrónicos esviriato@esviriato.pt  (Direção) ou secretaria.esev@esviriato.pt  (Serviços Administrativos). Só em caso de extrema necessidade e após marcação (por telefone ou email) pode haver atendimento presencial.

Este horário entra em vigor na próxima 2ª feira, 30 de março de 2020.

A Direção

 

AVISO

Comunicação das Avaliações do 2º Período

Excecionalmente, atendendo à situação de emergência de saúde pública que vivemos e no sentido do cumprimento das medidas de contenção de circulação, seguindo orientações da Direção Geral de Educação, as reuniões de Conselho de Turma realizam-se, ​à distância (embora em situação síncrona), ​no período de interrupção das atividades letivas.

Os ​resultados das reuniões de Avaliação do 2º período são publicados, na plataforma GIAE,​ ​na​ ​segunda-feira​, ​06/04/2020​.

Não são realizadas as habituais reuniões (presenciais) de entrega das avaliações, que juntavam diretores de turma e encarregados de educação, de acordo com as regras decorrentes da declaração de Estado de Emergência Nacional.

As fichas individuais de avaliação vão ainda ser enviadas, por correio, aos encarregados de educação.

 

COVID-19 – Suspensão das atividades com alunos

Como já é do conhecimento público, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades com alunos nas escolas, de 16 de março a 13 de abril de 2020. A suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais terá efeitos tanto mais positivos quanto os alunos e as famílias cumpram estritamente as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, se for evitada a deslocação a locais com concentração de pessoas.

 Leia-se o texto completo para mais informação.

A comunicação com a Escola – Direção, Serviços Administrativos, Diretores de turma – deve preferencialmente ser feita por telefone ou email, evitando o contacto presencial.

Perante a necessidade de isolamento social que se impõe a todos nós como forma de conter a propagação da doença COVID-19, as psicólogas dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) da Escola Secundária Viriato sugerem a leitura e partilha de documentos produzidos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e pela Organização Mundial de Saúde (traduzidos pela OPP). (Este documentos estão disponíveis no separador lateral «Covid-19».)

No mesmo separador, também encontrará a lista atualizada das escolas de referência para acolhimento de “filhos ou outros dependentes” de trabalhadores de serviços essenciais (artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março). Trata-se de uma lista dinâmica, que poderá, face ao evoluir da situação, sofrer alterações (pela DGEstE, em articulação com os AE/ENA e os municípios).

.

Concurso “Ementa Saudável e Sustentável”

No decurso do mês de fevereiro, o Sistema de Planeamento e Avaliação das Refeições Escolares da nossa escola, em articulação com os projetos i9Viriato, PES e Eco - Escolas dinamizaram o Concurso Ementas Saudáveis e Sustentáveis.

Tratou-se de um desafio dirigido a todas as turmas para que apresentassem menus de refeições nutricionalmente equilibradas e de reduzida pegada ecológica, a aplicar na nossa cantina escolar ao longo do ano letivo.(ler mais)

.

Violência doméstica e no namoro em debate.

Os alunos da Escola Secundária Viriato, participantes no projeto Parlamento dos Jovens, debateram o tema “Violência doméstica e no namoro”, na presença da Deputada Lúcia Araújo Silva, no dia 13 de janeiro de 2020.

Iniciou-se, assim, o processo eleitoral que elegeu dois deputados efetivos e um suplente às sessões distritais do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A representar a Escola Secundária Viriato, na sessão distrital do Ensino Secundário, realizada no passado dia 3 de março, estiveram os deputados…(ler mais)

Testemunho: Um dia na vida de uma “Deputada”

.

Campanha de recolha de produtos alimentares - Cabaz da Páscoa/p>

 Está a decorrer, até ao dia 20 de março, mais uma campanha de recolha de produtos alimentares - Cabaz da Páscoa, levada a cabo pelo Centro de Apoio ao Aluno/Serviço Social, com o objetivo de proporcionar, a determinados alunos, uma Páscoa mais abundante e feliz.

Os géneros disponibilizados (salsichas, atum, feijão, grão, arroz, azeite, óleo, massa, bolachas, cereais, papas lácteas, chocolates, bombons, etc.), devem ser entregues no Centro de Apoio ao Aluno/Serviço Social (CAA/S.S), entre o dia 9 e o dia 20 de março.

Sónia Madeira, Técnica de Serviço Social

.

SERÃO LITERÁRIO SENSORIAL, a partir da POESIA DE FERNANDO PESSOA

O clube de Teatro apresenta "Apaga a luz para eu te ouvir", no dia 6 de março (sexta-feira), às 21h00, na Biblioteca Escolar. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição na telefonista da escola.

.

Emrc semeia amor colhe afetos.

O “afeto”, sentimento de imenso carinho ou amizade que se tem por alguém, foi alvo de reflexão pelos alunos na disciplina de Emrc. Foi uma semana recheada de atividades, onde os afetos foram o mote, que contaram com a participação de todos os alunos do terceiro ciclo e secundário...(ler mais)

.

2ªs Jornadas do Ensino Profissional (JEP)

Decorreram, no dia 14 de fevereiro de 2020, as 2ªs Jornadas do Ensino Profissional organizadas pelos Cursos Profissionais da Escola Secundária de Viriato. As temáticas foram planificadas numa perspetiva interdisciplinar, construindo-se um programa comum aos cursos profissionais de (i) Desporto e Saúde; (ii) Manutenção Industrial e Informática e (iii) Comunicação e Serviço Digital e Técnico Comercial. (ler mais)

.

Associação de Pais/Encarregados de Educação

A Associação de Pais/Encarregados de Educação (APEEV) agradece encarecidamente à Direção da escola pela prontidão de resposta e qualidade da sessão de esclarecimento, levada a cabo sobre «A plataforma GIAE», na quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020, no polivalente da escola. Solicitada pelos Pais/Encarregados de Educação, presentes na última Assembleia Geral extraordinária, a sessão decorreu como um espaço aberto a todas as dúvidas e questões e foi muito esclarecedora.

Agradecemos como pais e encarregados de educação este trabalho colaborativo tão saudável e necessário para o bem-estar dos nossos filhos/educandos!  A APEEV

.

Projeto MUDA NA ESCOLA

No âmbito do curso de Técnico de Informática, com a colaboração do Serviço Social, realizou-se, no dia 11 de fevereiro, mais uma sessão de formação do Projeto MUDA - Movimento pela Utilização Digital Ativa, protagonizada pelos alunos do 11º P3.

Consulte aqui a notícia completa.

.

2ºs JEP ESVIRIATO

As segundas Jornadas do Ensino Profissional da Escola Secundária Viriato são já na próxima 6ª feira, dia 14 de fevereiro de 2020.

 Veja o excelente programa no anexo.

.

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Porque na atualidade se impõe lembrar para que não se repita… a Educação tem a responsabilidade de ensinar sobre o horror vivido nos campos de concentração e de extermínio.

 Os alunos de EMRC do Básico e do Secundário celebraram o Dia Internacional em Memória das Vítimas......(ler mais)

.

Tu e a Internet: (AB)USO, CRIME E DENÚNCIA

É preocupação da Escola Secundária Viriato a Cibersegurança pelo que tem desenvolvido ações de promoção e sensibilização. Foi criado e afixado nos pavilhões da escola um cartaz informativo relativo ao procedimento em caso de abuso.

.

Sessão de esclarecimento sobre a «Plataforma GIAE»

A Direção da Escola Secundária Viriato e a Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEEV) têm o prazer de convidar os Pais e Encarregados de Educação para participarem numa sessão de esclarecimento sobre a «Plataforma GIAE», a decorrer na quinta feira, 6 de fevereiro, pelas 18h30 horas, no polivalente.

Aguardamos a sua presença!

.

Corações Capazes de Construir

Associação sem fins lucrativos fundada em 2012 pela Catarina Furtado promoveu na Escola Secundária Viriato o Projeto “CCC vai à escola”.

 O Projeto “CCC vai à escola” é projeto artístico-pedagógico, dirigido a alunos/as que frequentem o 9º ano de escolaridade, e que tem como objetivo principal alertar os/as jovens para problemáticas como a violência no namoro, a gravidez adolescente, a contraceção, e o bullying ...(ler mais)

.

Orientação Vocacional na Escola Secundária Viriato

No dia 22 de janeiro de 2020 decorreu, na Escola Secundária Viriato, uma atividade no âmbito da Orientação Vocacional destinada, fundamentalmente, aos alunos do 12º ano e que contou com a colaboração da Inspiring Future.

 A sessão de abertura do evento “ Candidatura de Acesso ao Ensino Superior”, dinamizada pela Inspiring Future, teve como objetivo geral, explicar os passos e os procedimentos necessários à realização da candidatura ao ensino superior.(ler mais)

.

Palestra «A Diabetes nos Jovens»

No dia 13 de janeiro, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, decorreu, na biblioteca da nossa escola, a palestra sobre o tema “A diabetes nos jovens”.

Uma iniciativa de um grupo de alunos do 7º C que convidaram as enfermeira Mariete Pinto e Ana Luísa, do Hospital São Teotónio de Viseu, para falarem sobre o tema.(ler mais)

.

.

AVISO

Exmo. Sr. Encarregado de Educação,

Está agendada, para o dia 31 de janeiro de 2020 (sexta-feira), uma greve da Função Pública que poderá afetar a abertura e o funcionamento da escola. Assim, alertamos V. Ex.ª no sentido de não deixar o seu educando na escola sem confirmar se vão decorrer atividades letivas ou de estabelecer contacto com o seu educando ou com a escola para estar devidamente informado.

O Diretor
Pedro Ribeiro

.

Sessões de Educação Alimentar na Escola Secundária Viriato

Decorreu na nossa escola uma atividade no âmbito da Educação para a Saúde, centrada na educação alimentar, com o propósito de contribuir para a literacia nutricional dos alunos e comunidade escolar envolvida.

O evento, a cargo de nutricionistas da Easy Health (EH), designado “Ano Novo, Alimentação Nova!”... (ler mais)

.

Palestra «Educar em tempo de competição»

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Viriato (APEEV) promoveu, no dia 16 de janeiro, mais um encontro. A facilitadora, Dra. Sofia Tavares... (ler mais)

A APEEV agradece à Direção da escola pela parceria pois, sem ela, temos plena noção que nada seria possível! Agradecemos ainda aos nossos parceiros: papelaria Papiro e florista Cravo e Canela.

.

Prémios de Mérito Municipal 2018-19

Entrega dos prémios de mérito municipal, relativos ao ano letivo 2018-19, aos alunos da ESCOLA SECUNDÁRIA VIRIATO (dia 10 jan 2020, Pavilhão Multiusos).

Parabéns aos alunos, pais, professores e a todos os funcionários da escola.

.

Palestra sobre «Educar em tempo de competição»

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Viriato (APEEV) tem o prazer de convidar os Pais e Encarregados de Educação para participarem numa palestra sobre o tema «Educar em tempo de competição», a decorrer na quinta feira, 16 de janeiro, pelas 21 horas, na sala junto à biblioteca, dinamizada pela Dra Sofia Tavares. Por favor, compareça, o seu educando agradece!

Vizualize aqui o cartaz do evento.

.

Aviso de abertura do procedimento concursal de regularização extraordinária de vínculos precários destinado a Técnicos Superiores

Nos termos do disposto nos artigos 9.º e 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, torna-se público que se encontra aberto procedimento concursal comum para a constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado para o preenchimento de 1 (um) posto de trabalho da Escola Não Agrupada Escola Secundária Viriato, na categoria de técnico superior, da carreira de técnico superior. Para mais informações, consulte o separador Contratação de Escola - Não docente.

Chama-se a atenção para o facto do presente procedimento concursal ter sido aberto no âmbito do PREVPAP, exclusivamente, para regularização das situações de trabalho precário previstas no artigo 3.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro. Assim sendo, só poderão concorrer os trabalhadores que tenham sido considerados, sem o vínculo adequado no período entre 1 de janeiro e 3 de maio de 2017 e durante pelo menos um ano à data de abertura do procedimento concursal de regularização, que constam de mapa(s) de pessoal homologado(s) pelos membros do Governo competentes.

.

.

Provas de Avaliação Modular

Consulte aqui o calendário das Provas de Avaliação Modular para a época de Janeiro 2020.

.

Corta Mato Escolar

Realizou-se no dia 13 de dezembro mais um corta mato escolar com uma participação significativa de alunos que sem medo de uma sexta feira 13 e a resistirem à ameaça de chuva deram o seu melhor correndo no espaço da nossa escola.

Consulte aqui a notícia completa.

.

Avaliações do 1º Período

Entrega dos registos de classificação: 19 e 20 de dezembro de 2019.

Consulte o Calendário de entrega das diferentes turmas aqui.

.

Visita de Estudo ao parque temático do natal “Perlim” Terra dos Sonhos

Perto de uma centena de alunos inscritos na disciplina de EMRC  dos 7º e 8º anos visitaram, no dia 12 de dezembro o mundo encantado de Perlim o maior parque temático de Natal do Norte do país, localizado em Santa Maria da Feira.

Consulte aqui a notícia completa.

.

EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS RECICLADOS

Dentro do espírito de Natal, a Escola Secundária Viriato felicita com aprazimento os alunos do 3º ciclo e seus familiares, pela dedicação e partilha demonstrada na construção dos presépios reciclados, no âmbito do projeto “ Festa da Família”, proposto pela disciplina de EMRC.

Consulte aqui a notícia completa.

.

Ação de recolha de resíduos na ES Viriato

Numa ação de grande mérito e lição de consciência ambiental e cívica, os elementos da Associação de Estudantes, a Presidente da Associação de Pais/ Encarregados de Educação, alguns docentes da equipa Eco-Escolas e dois discentes voluntários, procederam à limpeza do recinto escolar no passado dia 11 de dezembro.

Consulte aqui a notícia completa.

.

CONCURSO “Rosa-dos-ventos Reciclável”

Numa iniciativa do grupo disciplinar de geografia, em parceria com o Programa Eco Escolas, irá decorrer no mês de janeiro de 2020 o concurso “Rosa-dos-ventos Reciclável”. Destinado aos alunos do sétimo ano de escolaridade, tem como principal objetivo sensibilizar para a importância da Sustentabilidade Ambiental, através da criatividade na construção de uma rosa-dos-ventos com recurso a materiais reutilizados (exceto vidro e material cortante) e técnicas manuais.

A entrega dos trabalhos, nas modalidades individual e coletiva, e que intergrarão uma exposição patente na biblioteca escolar, decorrerá na semana de 06 a 10 de janeiro de 2020, conforme regulamento em anexo.

.

Feira de Minerais

À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, a nossa Escola vai realizar uma feira de minerais, fósseis, pedras preciosas, joias e bijuterias.

O evento vai ter lugar no polivalente da escola nos próximos dias 12 e 13 de dezembro. Convida-se toda a comunidade educativa a visitar a feira e a apreciar os espetaculares e coloridos exemplares naturais que aí podem encontrar.

.

EMRC-ACANTONAMENTO DO SECUNDÁRIO

Nos dias 7 e 8 de dezembro, alunos do 10º ano participaram no acantonamento da disciplinade EMRC, em Mira. Estiveram presentes 9 escolas num total de 178 alunos. Foi uma boa oportunidade para conviver, partilhar, descobrir, conhecer e conhecer-se...

Consulte aqui a notícia completa.

.

Parentalidade consciente (workshop)

Decorreu na quinta-feira, 5 de dezembro, na Escola Secundária Viriato um workshop sobre «Parentalidade consciente – um novo olhar para criar e educar crianças felizes e saudáveis emocionalmente».

Consulte aqui a notícia completa.

.

O Valor De Um Gesto No Combate À Fome

Apesar do clima de crise económica, os portugueses voltaram a dar prova de grande solidariedade e mobilização. Participar como voluntário na recolha de alimentos do Banco Alimentar é uma das formas de colocar em ato muitos dos conteúdos da disciplina de EMRC e formar para as diversas competências sociais ecristãsdestacando-sea valorização daPessoa,a colaboração com acomunidade, o serviço ao mais necessitado e a promoção da cultura da solidariedade. MUITO OBRIGADA À FANTÁSTICA EQUIPA QUE NESTES DOIS DIAS ESTEVE DE CORAÇÃO NESTA MISSÃO NO COMBATE À FOME! Bem-haja estimados alunos e colegas!

-Reportagem aos voluntários da nossa escola

.

Campanha de recolha de produtos alimentares

Está a decorrer, até 11 de dezembro de 2019, uma campanha de recolha de produtos alimentares (Cabaz de Natal) levada a cabo pelo Centro do Apoio ao Aluno/Serviço Social, com o objetivo de proporcionar, aos alunos necessitados, um Natal mais abundante e feliz. Paralelamente, realiza-se a campanha de recolha de brinquedos "Dar Afetos. Pequenos Gestos", para posterior entrega, não só a algumas das famílias dos nossos alunos, mas também a diversas Instituições de Solidariedade Social.
Os géneros disponibilizados (salsichas, atum, feijão, grão, arroz, azeite, óleo, massa, bolachas, cereais, papas lácteas, chocolates, bombons, etc), bem como os brinquedos (1 por pessoa), devem ser entregues no CAA/Serviço Social, entre o dia 25 de novembro e o dia 11 de dezembro.

Sónia Madeira, Técnica de Serviço Social

.

I Concurso de Posters - A Ciência na cidade de Viseu

No seguimento de uma iniciativa do projeto “Ciência Fora da Caixa” da Escola Secundária de Emídio Navarro, inserido no projeto “Clubes de Ciência Viva nas escolas”, vai realizar-se o I Concurso de Posters, intitulado A Ciência na cidade de Viseu, com a apresentação pública na II Semana de Ciência de Viseu, de 23 a 27 de março de 2020.

Consulte aqui a notícia completa.

.

PELO MUNDO, PELA ESCOLA, POR TI!

No dia 11 de dezembro, a partir das 15h, decorrerá uma ação de limpeza do recinto escolar, dinamizada pela Associação de Estudantes, em articulação com o programa Eco- Escolas. Trata-se de uma campanha de sensibilização e de voluntariado para a remoção de resíduos que, infelizmente, muitos continuam a depositar de forma irresponsável no meio, poluindo e degradando o espaço de todos. Para participar, basta comparecer, podendo contactar a Associação de Estudantes ou a equipa Eco – Escolas para qualquer esclarecimento. Contamos com todos!

Consulte aqui a notícia completa.

.

Workshop sobre o tema da PARENTALIDADE

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Viriato (APEEV) tem o prazer de convidar os Pais e Encarregados de Educação para participarem num workshop sobre o tema da PARENTALIDADE, a decorrer na quinta feira, 5 de dezembro, pelas 21 horas, na sala junto à biblioteca. Por favor, compareça, o seu educando agradece!

.

Inscrição para a realização de provas de recuperação de módulos em atraso.

Informam-se os alunos dos cursos profissionais a frequentar (ou que tenham frequentado sem o concluir) o 3º ano do ciclo de formação (12º ano) que pretendam realizar provas para a recuperação de módulos em atraso na época especial de janeiro, devem proceder à respetiva inscrição nos Serviços de Administração Escolar, durante o período de 4 a 11 de dezembro.

Consulte aqui o respetivo Aviso.

.

Recentemente, a nossa Escola passou a integrar a grande família Eco-Escolas.

O Eco-Escolas trata-se de um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). É um projeto que compreende 7 passos fundamentais: 1°. Conselho Eco-Escolas; 2°. Auditoria ambiental; 3°. Plano de ação; 4°. Monitorização e avaliação; 5°. Trabalho curricular; 6°. Informação e envolvimento da escola e comunidade local; 7°. Eco-Código.

 Junta-te a nós. Participa!... “Seja a mudança que quer ver no mundo. O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”. (Mahatma Gandhi)

Consulte aqui a notícia completa.

.

Visita intergeracional ao Museu do Linho

 Reavivar memórias, recordar episódios da vida e contar histórias foram os motes da tarde do dia 26 de novembro no, Museu do Linho de Várzea de Calde. No âmbito do Projeto Ler + Jovem “De conto em conto se ganha um ponto…” os alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (CPTAS) tiveram o prazer de acompanhar e ser acompanhados por séniores das instituições: Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Abraveses e Residência Lar Viso Norte.

Consulte aqui a notícia completa.

.

MAGUSTO EMRC 19

 No passado dia 16 de novembro, realizou-se no Agrupamento de Escolas do Sátão no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e da comemoração das festividades de São Martinho, um magusto/convívio entre alunos inscritosnestadisciplinadevárias escolas dadiocesede Viseu eno qualvários alunos da nossa escola participaram.

Consulte aqui a notícia completa.

.

Aviso

Exmo. Sr. Encarregado de Educação,

Está agendada, para o dia 29 de novembro (sexta feira), uma greve do Pessoal Não Docente que poderá afetar a abertura e o funcionamento da escola. Assim, alertamos V. Ex.ª no sentido de não deixar o seu educando na escola sem confirmar se vão decorrer atividades letivas ou de estabelecer contacto com o seu educando ou com a escola para estar devidamente informado.

O Diretor
Pedro Ribeiro

.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS CLUBES

Informam-se o(a)s aluno(a)s interessado(a)s que estão já a funcionar os seguintes clubes:
(Horários e professores responsáveis nos respetivos links.)

- Clube de Artes
- Clube de Música
- Clube de Teatro
- Clube Europeu
- Clube de Alemão
- Clube de Espanhol
- Clube de Francês
- Clube das Ciências Experimentais
 

.

“TAS ativo” no 7º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável

A Escola Secundária de Viriato participou no concurso Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, dinamizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) em estreita colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra, Reference Site da European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing, reconhecido pela Comissão Europeia.

Consulte aqui a notícia completa.

.

IV Edição do Concurso Escolar "Chapéu com aTTitude"

Temos a honra de vos comunicar a lista de Chapéus e Escolas Premiados na IV Edição do Concurso Chapéus com aTTitude ! A qualidade e a quantidade de chapéus em concurso foi tão grande, que a aTTitude e a Science4You resolveram premiar 60 Chapéus, atribuindo 30 prémios Menções Honrosas e 30 prémios Chapéus Vencedores!

Consulte aqui a notícia completa.

.

Dia Mundial da Diabetes evocado na nossa Escola

Decorreu no passado dia 14 de novembro a evocação do Dia Mundial da Diabetes, no âmbito da Educação para a Saúde.

Consulte aqui a notícia completa.
Consulte aqui o Cartaz.

.

Contratação de Escola de Técnico Especializado

Encontra-se a decorrer procedimento concursal para contratação de escola (temporária) de um(a) PSICÓLOGO(A). As candidaturas devem ser apresentadas entre 15 e 20 de novembro de 2019.

Para mais informações, veja-se o separador «Contratação de Escola».

.

Banco Alimentar Contra a Fome

Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, (sábado e domingo), a Escola Secundária Viriato e a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, concretizam uma ação de responsabilidade social, colocando no terreno uma equipa de voluntários constituída por docentes e não docentes, estudantes e Encarregados de Educação que aceitem o desafio e se tornem voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu.

Consulte aqui a notícia completa.
 

.

O Gabinete de Recrutamento do Exército de Viseu vem à escola

O Gabinete de Recrutamento do Exército de Viseu vem à escola no dia 12 de novembro:
- divulgar à comunidade educativa o serviço militar;
- informar os alunos acerca da temática do Dia da Defesa Nacional;
- alertar e sensibilizar os jovens para as vantagens da conclusão do ensino secundário e para a importância da adoção de hábitos de vida saudável.
Entre as 9h30 e as 15h dois representantes do Gabinete de Recrutamento do Exército de Viseu estarão na escola a fazer atividades de sensibilização acerca dos aspetos acima referidos e nas quais todos os alunos poderão participar.
Entre as 10h30 e as 11h20 os alunos das turmas do 11º e 12º anos dos Cursos profissionais assistirão a uma palestra que vai decorrer no Polivalente da Escola.

.

Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Dez equipas de alunos de EMRC do 3º ciclo participaram do dia 31 de outubro a 3 de novembro no peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Consulte aqui a notícia completa.
 

.

Apresentação do Projeto: "O Futuro é Amanhã"

No dia 28 de outubro decorreu o primeiro momento do projeto “O Futuro é Amanhã - Ações de Comunicação e Sensibilização para as Alterações Climáticas”, integrado no programa Eco-Escolas e Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com a Biblioteca Escolar, e dinamizado pela CIM Viseu Dão Lafões para as turmas do 8º A e 9º A.

Consulte aqui a notícia completa.
 

.

Irmão David, da Comunidade de Taizé, visita  a Escola Secundária Viriato

O irmão David, o único irmão português da Comunidade Ecuménica de Taizé em França, esteve na nossa escola com os nossos alunos do Secundário para um breve encontro de partilha.

Consulte aqui a notícia completa.

.

Workshop "Poupar, para quê?"

A Adamastor, associação cultural sem fins lucrativos, parceira da Escola, está a organizar um workshop gratuito para jovens sobre a temática da poupança. Apareçam...

.

34º Aniversário da Escola Secundária Viriato

A Escola Secundária Viriato comemora, no dia 25 de outubro de 2019, o seu 34º aniversário, com uma sessão solene que terá lugar, no pavilhão gimnodesportivo, pelas 10h00. Nesta sessão serão atribuídos prémios de mérito aos alunos que se distinguiram, no passado ano letivo, pela excelência do seu aproveitamento, pelo desempenho em diferentes áreas e pelas suas atitudes e valores. Serão também homenageados professores e funcionários aposentados e com 25 anos de serviço na escola.

Nesse mesmo dia, às 09h30, com a presença do Senhor Presidente da Câmara de Viseu, Dr. Almeida Henriques, será inaugurada a obra de requalificação da escola.

PARABÉNS ESCOLA VIRIATO!

.

Associação de Pais e Encarregados de Educação/p>

No passado dia 14 de outubro de 2019 realizou-se a Assembleia de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Viriato. Foi eleita a lista A para, durante o ano letivo 2019/2020, dirigir a Associação de Pais e Encarregados de Educação.

Consulte aqui a notícia completa.

.

Dia Mundial da Alimentação

De novo chegados ao dia 16 de outubro, não podíamos deixar de comemorar mais um Dia Mundial da Alimentação!

Consulte aqui a notícia completa.

.

 Dia do CHAPÉU ESVIRIATO EMRC DE MÃOS DADAS PELA CAUSA

No dia 11 outubro de 2019, um Chapéu pela Causa dos Cuidados Paliativos Pediátricos. Vamos todos dar as mãos a uma causa!! ICPCN-International Children's Palliative Care Network.

Consulte aqui a notícia completa.

.

Dia Europeu do Desporto Escolar

 Decorreu na semana de 23 a 30 de setembro a Semana Europeia do Desporto e a nossa escola, mais uma vez juntou-se a esta iniciativa. É uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a promover o desporto e a atividade física em toda a Europa.

Consulte aqui a notícia completa.

.

A Escola Secundária Viriato esteve presente na Cerimónia de entrega dos Selos Escola Saudável

 O Selo Escola Saudável reconhece o trabalho que, nas suas práticas quotidianas, as Escolas têm vindo a desenvolver no âmbito da Educação para a Saúde, nomeadamente em prol do bem-estar de toda a comunidade educativa.

Consulte aqui a notícia completa.

.

Estimado/a Encarregado/a de Educação, Pai, Mãe,

apelamos que reflita na possibilidade de formar/integrar uma lista para a Associação de Pais e Encarregados de Educação. Faça com que o/a seu/sua educando/a se sinta ainda mais acompanhado/a !!

Para facilitar o processo, disponibilizamos orientações no documento em anexo.

Um ótimo ano letivo.

.

Jantar Convívio de antigos alunos da Escola

A VII edição do Jantar Convívio de antigos alunos da Escola Secundária Viriato decorrerá nas suas instalações no dia 26 de outubro de 2019, com início às 20h00. A inscrição no evento é feita junto da telefonista da escola ou online. A inscrição online é possível através do evento do facebook ou da página f/ConvivioExAlunosViriato, onde se encontra um formulário para inscrição e respetivo modo de pagamento, custo, ementa e programa completo.

Consulte aqui o cartaz do evento.

.

Provas de Avaliação Modular - ÉPOCA DE SETEMBRO 2019

Consulte aqui o calendário de realização das provas.

.

.

Oferta Formativa 2019/2020

.