Notícias

DESTAQUES ATIVIDADES INFORMAÇÕES

A Viriato na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2015/2016

Nos dias 2 e 3 de maio de 2016 realizou-se, em Lisboa, a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico. Em debate estava o racismo, o preconceito e a discriminação. Posteriormente, nos dias 3 e 24 do referido mês, realizou-se a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, subordinada ao tema: Portugal: assimetrias litoral/interior. Que soluções?

A nossa Escola foi uma das eleitas para representar o distrito de Viseu, quer a nível do Ensino Básico, quer a nível do Ensino Secundário. A acompanhar os deputados eleitos, estiveram dois jornalistas, um de cada nível de ensino, Guilherme Rolo, 8º B e Marco Rafael Neves, 10º C, que, tal como lhes foi pedido e de acordo com a sua função, elaboraram a reportagem da respetiva Sessão Nacional.

É da sua autoria as notícias que se seguem. Para ler a reportagem do Ensino Básico clique aqui. Para ler a reportagem do Ensino Secundário clique aqui.

.

Alunas da Escola Secundária Viriato apresentam Projeto MyO_R2O na Conferência CEI em Aalborg, Dinamarca

As alunas do 10º B, Beatriz Rouxinol e Márcia Gato, da Escola Secundária Viriato participaram na 30ª Conferência CEI «Caretakers of the Environment International» que decorreu em Aalborg, na Dinamarca, de 27 de junho a 2 de julho de 2016, sob o tema "Sustainable Societes".

Estas alunas juntamente com os jovens portugueses representantes de escolas que participam no projeto “My Observatory from Rivers to Ocean” tiveram a oportunidade de apresentar esse projeto e partilhar, durante uma semana, experiências e culturas de 25 países presentes na conferência.

Consulte aqui a noticia completa.

.

Campeonato Distrital de Andebol 2015/2016

O grupo equipa de Andebol Juvenil masculinos da Escola Secundária Viriato sagrou-se Campeão Distrital 2015/2016.

O evento contou com vários grupos equipa do distrito, tendo a Escola Secundária Viriato terminado a competição com vitórias 7 e 1 derrota num total de 98 pontos.

Consulte aqui a noticia completa.

.

Ténis de Mesa – 1º, 2º e 3º lugares para a Viriato

Para culminar a atividade de promoção/sensibilização do Ténis de Mesa, que se desenvolveu durante todo o ano letivo às quintas-feiras na nossa escola, alguns dos nossos alunos deslocaram-se a ES Emídio Navarro para participar num torneio amigável. Neste torneio os nossos alunos conquistaram os três primeiros lugares, a saber: 1º classificado João Alves do 8ºC, 2º Daniel Oliveira do 10ºE e 3º Leandro Teixeira do 10P7.

.

“RIOCEANOS em Festa”

Envolvidos no projeto My Observatory from Rivers to Ocean – MyO_R2O, alunos da Viriato estiveram no Mercado 2 de Maio a mostrar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo e a divulgar os 7 princípios da literacia do Oceano.

Este evento integrou o EcoMercado, organizado pela ASPEA, pela Junta de Freguesias de Viseu e a Câmara Municipal de Viseu.

Consulte aqui a noticia completa.

.

“RIOCEANOS em Festa”

No âmbito do projeto "My Observatory from Rivers to Oceans – MyO_R2O“, promovido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e da qual a nossa Escola é parceira, vai realizar-se o Evento “RIOCEANOS em Festa”, que decorrerá no dia 04 de junho de 2016, no Mercado 2 de Maio, em Viseu.

Assim, convida-se toda a comunidade escolar a visitar o Ecomercado, entre as 17H30m e as 19H30m, horário em que a turma lá estará presente. (Convite)

.

Ténis de Mesa – 1º, 2º e 3º lugares para a Viriato

Para culminar a atividade de promoção/sensibilização do Ténis de Mesa, que se desenvolveu durante todo o ano letivo às quintas-feiras na nossa escola, alguns dos nossos alunos deslocaram-se a ES Emídio Navarro para participar num torneio amigável. Neste torneio os nossos alunos conquistaram os três primeiros lugares, a saber: 1º classificado João Alves do 8ºC, 2º Daniel Oliveira do 10ºE e 3º Leandro Teixeira do 10P7.

.

Visita à Murtosa

No dia 12 de maio de 2016 a nossa turma, 10ºB, viajou até à Murtosa, perto de Aveiro, no âmbito do projeto “My Observatory from Rivers to Oceans – MyO_R2O”.

Consulte aqui a noticia completa.

.

ALUNA DA ESCOLA SECUNDÁRIA VIRIATO GANHA PRÉMIO DE ARTE URBANA

O Festival de Street Art de Viseu conta agora com a participação da talentosa aluna Rosália Marques do Curso de Artes Visuais, com uma composição maravilhosa que resulta da conjugação da Sé de Viseu com elementos florais que podemos encontrar nos jardins da cidade.

Serviram de tela as paredes exteriores do pavilhão Cidade de Viseu (antigo Inatel), com temas iconográficos da cidade. Parabéns, Rosália!

Consulte aqui a notícia completa.

.

1º PRÉMIO E MENÇÃO HONROSA EM CONCURSO DE ARTES E MULTIMÉDIA

A aluna Rosália Marques, do 12.ºE, venceu o 1.º prémio ex-aequo (ensino secundário), no concurso nacional da APECV (Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual) com o tema “O sonho acordado é das coisas mais bonitas que o homem tem”, que visava a exploração da obra do artista Cruzeiro Seixas. O trabalho premiado foi o filme “O Capturado”, desenvolvido em Oficina de Multimédia B.

Também as alunas Ana Campos, Ana Carvalho, Catarina Marques, Helena Oliveira e Inês Oliveira obtiveram uma menção honrosa no mesmo concurso, com um trabalho fotográfico coletivo intitulado “Amor à primeira vista e uma tartaruga”, desenvolvido em Oficina de Expressão Plástica. Trata-se de uma recriação desta obra do artista em causa.

A entrega de prémios decorreu no passado dia 7, na Quinta da Cruz, em S. Salvador. Os trabalhos a concurso estão aí expostos até 19 de maio.

Mais informações em www.apecv.pt. Parabéns a todas as alunas!

.

Concurso de Ideias de Empreendedorismo

Uma vez mais, a nossa escola participou no dia 4 de Maio nas semifinais do Concurso de Ideias de Empreendedorismo, promovido pela CIM Dão Lafões, com dois projetos da turma 10ºP11 do Curso Profissional de Técnico de Vendas: Eco Water e Sensor Trash.

Perante o júri e competindo com vários projetos da região de Viseu, conseguimos passar com os dois projetos para a fase seguinte, que se realizará no dia 19 de Maio na Aula Magna do IPV.

.

"IV VIRIATO MAIS À FRENTE!”

Dia 13 de maio, a partir das 8h30 e até as 13h30, no âmbito do “IV VIRIATO MAIS À FRENTE!” e com a colaboração do Projeto Popular Inspiring Future, decorrerão, na nossa Escola, uma Sessão sobre o Acesso ao Ensino Superior, a Apresentações de instituições de ensino superior e um Espaço de expositores.

 Realizar-se-ão, também os seguintes Workshops:
• Empreendedorismo “Mexe-te!”: para treinar o pensamento "fora da caixa"…
• Tomada de decisão “O que vou fazer a seguir ao secundário? Será que estou a escolher bem?”:
• Mercado de trabalho “Como sobreviver de salto alto e gravata?”

Instituições Parceiras

Consulte aqui o programa do evento.

.

"IV VIRIATO MAIS À FRENTE!”

Na Escola Secundária Viriato, no próximo dia 13 de maio, a partir das 14h30, vai realizar-se o “IVVIRIATO MAIS À FRENTE!”,um evento organizado pelos Serviços de Psicologia e Orientação.

 Os alunos das turmas do 9º ano do ensino básico e os alunos das turmas dos 10º, 11º e 12º anos do ensino secundário vão poder participar em painéis dinamizados por 40 ex-alunos desta escola, que representam e apresentam os seus cursos e instituições de ensino superior público universitário, politécnico e militar.

Participa nos painéis a seguir apresentados:
 - Áreas de Arquitetura, Artes Plásticas e Design (sala D1)
 - Áreas de Direito, Ciências Sociais e Serviços (sala D4)
 - Área de Tecnologias (sala D5)
 - Área de Agricultura e Recursos Naturais (sala D6)

Consulte aqui o cartaz do evento.

.

Projeto “My Observatory from Rivers to Oceans” – “MyO_R2O”

Várias atividades têm sido desenvolvidas, no âmbito deste projeto, pelos alunos de Biologia e Geologia do 10ºB. A última das quais foi a saída de campo ao Rio Pavia para monitorização de alguns parâmetros e visita ao Moinho da Tia Micas Moleira, em Vildemoinhos.

Consulte aqui a notícia completa.

.

2º SEMINÁRIO “TAS EM AÇÃO”

Decorreu, no dia 18 de março, o 2º seminário “TAS em ação” organizado pelo Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS). No polivalente da Escola Secundária de Viriato, os 240 inscritos assistiram às intervenções de 13 oradores relacionadas com temas da área de atuação dos TAS. Além das palestras e dos momentos de debate e reflexão, expuseram-se materiais usados nas aulas práticas do curso profissional e fez-se um concurso de pósteres elaborados pelos alunos das 3 turmas de TAS da escola.

.

A Viriato em Coimbra

No passado dia 16 de março de 2016, os alunos do 7ºB, do 8ºC e da turma CEI da Escola Secundária Viriato deslocaram-se até Coimbra com o intuito de assistir a uma peça de teatro, Dom Quixote (de Coimbra) na Oficina Municipal do Teatro, o Teatrão, e visitar a baixa conimbricense, em particular o Mosteiro de Santa Cruz.

Consulte aqui a notícia completa.

.

A página da Viriato tem novo banner!

É verdade e estão de parabéns a aluna Inês Oliveira e a professora Joana Braguez que o realizaram. Para além da Escola, cujo aniversário foi o motivo para este trabalho!

Consulte aqui a notícia completa.

.

Abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos à Criança e ao Jovem

Durante o mês de abril, a Escola Secundária Viriato promove um conjunto de atividades que integram o programa do “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” da responsabilidade da CPCJ – Viseu.

Apelamos ao envolvimento e participação de toda a Comunidade Educativa no vasto programa de iniciativas.

Consulte aqui a notícia completa.

.

Alunos da Viriato em visita a Espanha

No dia 19 de fevereiro do corrente ano, alunos dos oitavo, décimo e décimo primeiro profissional que aprendem espanhol na Escola Secundária de Viriato em Viseu foram de viagem até Espanha.

Partiram bem cedo e, apesar de estarem muito sonolentos, o entusiasmo não faltava.

Consulte aqui a notícia completa.

.

Parlamento dos Jovens dos Ensinos Básico e Secundário

No âmbito do projeto Parlamento dos Jovens, os alunos deputados eleitos na Escola Secundária Viriato participaram nas Sessões Distritais do Parlamento dos Jovens nos dias 14 e 15 de março de 2016, para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário respetivamente, com apuramento para as Sessões Nacionais de cada um dos ciclos de ensino.

Para ler a notícia do Básico clique aqui.
Para ler a notícia do Secundário clique aqui.

.

CONCURSO EUROSCOLA - 2016

O Concurso Euroscola é um projeto que decorre em paralelo com o projeto do Parlamento dos Jovens e consiste na elaboração de um trabalho escrito, mediante um tema relacionado com a União Europeia.

O tema desta edição de 2016 é "União Europeia: Unidos na Diversidade". A elaboração do trabalho escrito foi levada a cabo pelos alunos Carlota Oliveira (10ºA), Bernardo Silva (10ºB) e Marco Neves (10ºC). No dia 9 de março, no Solar dos Peixotos, decorreu a apresentação dos trabalhos por parte de cada escola participante… 

Consulte aqui a noticia completa.

.

.

Consulte aqui o programa.

Igualdade não é (só) assunto de mulheres...

No passado dia dois, a turma 12ºD, na disciplina de Sociologia, teve a oportunidade de refletir e conversar sobre a igualdade entre mulheres e homens. Foi uma excelente oportunidade para perceber que a igualdade entre homens e mulheres tem sido lenta e gradual, seja nas esferas do trabalho, pública ou doméstica.

 Esta sessão, dinamizada pela Dr.ª Teresa Maneca, teve por objetivo sensibilizar os alunos para a importância da prevenção da violência de género.

Consulte aqui a noticia completa.

.

2º SEMINÁRIO “TAS EM AÇÃO”

O Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) da Escola Secundária de Viriato está a organizar o 2º seminário intitulado “TAS em ação” que irá decorrer no dia 18 de março de 2016, no polivalente da Escola Secundária de Viriato, integrado nos Encontros da Viriato.

Consulte aqui o programa do seminário.

INSCRIÇÕES GRATUITAS (preencher e enviar a ficha de inscrição para seminariotasviriato@gmail.com). Obtenha aqui a sua ficha de inscrição.

.

VIAGEM A TAIZÉ: UMA EXPERIENCIA DE DEUS

Na semana que marcou o início da Quaresma, e enquadrada numa iniciativa do Secretariado de Educação Cristã de Viseu, nomeadamente da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, um grupo de 400 alunos do Ensino Secundário, da Diocese de Viseu, acompanhados por 33 professores, colocaram-se a caminho da Comunidade de Taizé.

Taizé é uma Comunidade Ecuménica, situada no sul de França. Jovens dos quatro cantos do mundo são desafiados a viver uma semana fundada no Evangelho. Os alunos da Diocese de Viseu responderam “sim” a este apelo, juntando-se a mais 1000 portugueses e a outros jovens vindos dos mais variados pontos do globo, como França, Alemanha, Itália, Polónia, México ou Austrália.

Consulte aqui a noticia completa.

.

VISITA DE ESTUDO(II) AO HOSPITAL DE SÃO TEOTÓNIO

No dia 3 de fevereiro, a turma 12P6 do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde esteve em visita de estudo na urgência pediátrica e no internamento de pediatria do Hospital de São Teotónio, no âmbito da disciplina de Saúde.

Agradecemos a simpatia, o empenho e o profissionalismo dos enfermeiros Adelino Rodrigues e Teresa Paula (presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da nossa escola) que conduziram a visita.

.

Circus Lab - "... À procura do que não existe..."

Circus Lab é um projeto artístico e pedagógico de Novo Circo criado de raiz pelo Teatro Viriato com a colaboração de Giacomo Scalisi e em parceria com o Cirkus Xanti.

 A Escola Secundária de Viriato foi a escola de Viseu convidada a participar neste projeto com a turma do curso profissional de Animador Sociocultural, acompanhados pela professora Ana Morgado. Em parceria com a Companhia Paulo Ribeiro e a Companhia Radar 360º criaram a peça "... À procura do que não existe...".

Consulte aqui a noticia completa.

.

VISITA DE ESTUDO AO HOSPITAL DE SÃO TEOTÓNIO

No dia 16 de dezembro, a turma 12P6 do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde esteve em visita de estudo na urgência obstétrica e na unidade de obstetrícia do Hospital de São Teotónio, no âmbito da disciplina de Saúde.

Agradecemos a simpatia, o empenho e o profissionalismo dos enfermeiros que conduziram a visita.

Consulte aqui a Newsleter do Gabinete de Comunicação e Imagem do Hospital de São Teotónio

.

Oficina de Leitura e Ciência

No dia 14 de janeiro de 2016, decorreu na Escola Secundária Viriato, a oficina de leitura e ciência, dirigida aos alunos do 10º B, no âmbito dos projetos "My Observatory from Rivers to Oceans – MyO_R2O“ e “Ondas de leitura e conhecimento ”promovidos, respetivamente, pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e pelo Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares.

Consulte aqui a noticia completa.

.

Parlamento dos Jovens

No ano letivo de 2015/16, os alunos da Escola Secundária de Viriato abraçam, uma vez mais, o projeto do Parlamento dos Jovens. Os temas em debate são: “Racismo, preconceito, discriminação”, para o Ensino Básico e “Portugal: assimetrias litoral/interior - que soluções?”, para o Ensino Secundário. Apresentaram-se cinco listas candidatas, três contituidas por alunos do Ensino Básico e duas por alunos do Secundário.

 A 11 de janeiro de 2016 participaram no debate com o Deputado João Paulo Rebelo, demonstrando empenho e responsabilidade. Para ler a notícia na totalidade e conhecer as medidas e respetivas fundamentações, clique aqui.

.

Jardins comestíveis na dieta mediterrânica

O projeto Jardins comestíveis na dieta mediterrânica apresentado pela Escola Secundária de Viriato ao concurso da 13ª Edição do Projeto “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, foi premiado com 500 euros e vai passar à fase de execução. Nele vão estar envolvidos alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade, professores de diferentes disciplinas da nossa escola e investigadores da Escola Superior Agrária de Viseu.

Consulte aqui a noticia completa.

.

São silvas, senhores!

O projeto São silvas, senhores! apresentado pela Escola Secundária de Viriato ao concurso da 13ª Edição do Projeto “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, foi premiado com 500 euros e vai passar à fase de execução. Nele vão estar envolvidos alunos do 12º ano de escolaridade, professores de Biologia, de Química e de Aplicações Informáticas da nossa escola e investigadores parceiros da Escola Superior Agrária de Viseu e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu – Departamento de Ambiente,

Consulte aqui a noticia completa.

.

Palesta "Efeito da qualidade da água nas populações piscícolas dos rios da região do Dão, Lafões e Alto Paiva"

No dia 17 de dezembro de 2015, entre as 9h00 e as 10h00, vai decorrer na nossa Escola, a palestra "Efeito da qualidade da água nas populações piscícolas dos rios da região do Dão, Lafões e Alto Paiva", proferida pelo Engenheiro José Manuel Gomes Moreira da Costa – professor da Escola Superior Agrária de Viseu, para os alunos do 10º B, no âmbito do projeto "My Observatory from Rivers to Oceans – MyO_R2O“, promovido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).

Consulte aqui a noticia completa.

.

Palestra "Sustentabilidade na proteção das culturas"

No dia 17 de dezembro de 2015, entre as 8h30 e as 10h00, vai decorrer na Biblioteca da nossa Escola a palestra "Sustentabilidade na proteção das culturas", proferida pela Engenheira Vanda Batista – técnica superior especializada da Estação de Avisos do Dão, para os alunos do 12º A (Biologia) e os alunos de Línguas e Humanidades (10º e 11º anos).

Convidam-se todos os interessados a participarem na referida palestra onde vai ser analisada legislação atualizada relativa ao uso de fitofármacos e apresentados diferentes métodos alternativos à utilização de pesticidas na agricultura.

.

UPS – Viriato em Ação vai dinamizar a Festa de Natal na Pediatria

Tal como vem acontecendo nos últimos anos, o grupo de voluntariado UPS – Viriato em Ação vai participar na dinamização da Festa de Natal na Pediatria do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. O evento vai ter lugar no Auditório do Centro Hospitalar Tondela-Viseu no dia 16 de dezembro, a partir das 14h30m, e nele vão ser apresentadas canções de Natal, números de magia, conto de histórias, animações gestuais, entre outras coisas mais!

.

Feira de Minerais

À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, a nossa Escola vai realizar uma feira de minerais.

O evento vai ter lugar no polivalente da escola nos próximos dias 14 e 15 de dezembro. Convida-se toda a comunidade educativa a visitar a feira e a apreciar os espetaculares e coloridos exemplares naturais que aí podem encontrar.

.

Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre as Mulheres

A turma D do 12º ano evocou no passado dia 25 de Novembro, o Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre as Mulheres, assim proclamado pela ONU para dar visibilidade a milhões de mulheres e meninas de todo o mundo, agredidas, espancadas, mutiladas, violadas, e assassinadas, naquilo que constitui uma atroz violação dos Direitos Humanos.

Consulte aqui a noticia completa.

.

1as colheitas do ano na estufa da escola

Os alunos do 12º A encontram-se a dinamizar a estufa da nossa escola durante este ano letivo. Nela colocaram, há um mês atrás, vários tipos de plantas (alfaces, ervas aromáticas, agriões, acelgas,…) num sistema hidropónico aí existente e fizeram sementeiras muito diversificadas em tabuleiros de germinação.

Consulte aqui a noticia completa.

.

Palestra "A influência da diabetes na função reprodutora masculina"

No dia 23 de novembro de 2015, das 15h10 às 16h30, vai decorrer no Polivalente da nossa Escola a palestra "A influência da diabetes na função reprodutora masculina", proferida pela Doutora Sandra Catarina Gomes Amaral, Investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

Convidam-se todos os pais e/ou encarregados de educação, que estejam disponíveis, a participar na referida palestra.

.

I Encontro de escolas Ler+Mar

A nossa escola foi uma das três escolas convidadas a estar presente no I Encontro de escolas Ler+Mar, que decorreu, no dia 16, no Oceanário, de Lisboa.

Consulte aqui o programa do evento.

Para mais informação, consulte

http://biblioesviriato.wix.com/ondasdeleitura

.

III Jantar convívio de Antigos Alunos da Escola Secundária Viriato

A terceira edição do jantar de Antigos Alunos desta escola vai decorrer a 24 de outubro de 2015, nas instalações da escola, pelas 19h30.

As inscrições podem ser feitas junto da telefonista da escola ou no link: http://goo.gl/forms/jHHnEln3UF

 Para mais informações: comissaoexalunosviriato@outlook.pt

 www.facebook.com/JantarConvivioExAlunosViriato

.

Olimpíadas Ibero-Americanas de Física

Equipa portuguesa arrecada cinco prémios na Bolívia: uma medalha de ouro, duas medalhas de prata, uma menção honrosa e o prémio especial para a melhor prova teórica.

Fez parte da equipa vencedora nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Física o aluno João Carvalho (2º a contar da direita do observador da fotografia) desta escola.

Consulte aqui a notícia publicada no sitio da Sociedade Portuguesa de Física.

.

Jantar convívio de antigos alunos da Viriato

.

Sardinhada na Viriato

Fazendo jus à tradição, realizou-se, mais uma vez, a famosa sardinhada do pessoal em serviço na Escola Secundária Viriato. Foi um momento de salutar convívio, bem como uma ocasião ímpar de degustação de pratos típicos da região. Não podiam faltar as magníficas sardinhas de Matosinhos, assadas na brasa, ali bem à frente de todos. Para  facilitar a digestão, as botelhas do Dão e do Verde do Minho foram moderadamente circulando. Por fim, veio o famoso caldo verde e a sobremesa, recheada de doçaria e de licores com base no medronho. Em suma, ao som de boa música, com a presença de familiares e de alguns diretores das escolas vizinhas, passou-se mais um belo momento de confraternização.

Consulte aqui o registo fotográfico.

.

SESSÃO NACIONAL DO PROGRAMA DO PARLAMENTO DOS JOVENS

Nos dias 4 e 5 de maio dois alunos da nossa escola foram a Lisboa para participar na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, sendo muito bem recebidos na Assembleia da Republica, onde decorreram dois dias de muito trabalho e onde se sentiram e foram tratados como verdadeiros deputados.

Para ler a notícia na totalidade, clique aqui.

.

VISITA DE ESTUDO A ZAMORA E SALAMANCA

No dia 30 de abril de 2015, realizou-se uma visita de estudo a Zamora e Salamanca da nossa escola, Escola Secundária Viriato. Esta viagem foi dirigida às turmas da disciplina de Espanhol e de Artes do Secundário e aos alunos inscritos no Clube Europeu Inclusivo (alunos do 8ºB e alunas CEI do 10º ano), sendo alargada posteriormente aos alunos do 9º ano de escolaridade.

Para ler a totalidade da notícia, clique aqui.

.

Aluno da Viriato ganhou curso de verão na International House

No passado dia 5 de junho foram, finalmente, conhecidos os resultados do concurso: International House Scholarship Competition. Foi com muito agrado que registamos a notícia de que um dos nossos alunos do 9º C, Joaquim Pedro Rodrigues foi contemplado com…

Para continuar a ler a notícia, clique aqui.

Visione aqui o cartaz do evento.

.

“Ser ou não ser…eis a Utopia”

“Os Viriatos” apresentaram a sua peça de teatro “Ser ou não ser…eis a Utopia” no Festival de Teatro de Almada entre os dias 6 e 9 de maio, com todas as despesas pagas pelo Goethe-Institut.

A peça foi selecionada numa pré-eliminatória regional que decorreu na Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo, no dia 16 de março deste ano. Esta peça de teatro, em alemão, foi desenvolvida e apresentada por um grupo de alunos de diferentes turmas da nossa Escola.

 Como aspetos mais relevantes, salientam-se os momentos de convívio, sentido de camaradagem, cooperação e tolerância, bem como o contacto com a língua, despertando nos alunos a vontade de aprofundar os seus conhecimentos de Alemão.

Visione aqui o cartaz do evento.

.

A Andreia venceu o "CurtMar"

A aluna Andreia Rodrigues, do 12º ano, turma E venceu o concurso CurtMar - curtas de animação sobre o mar, na categoria 17-19 anos. O anúncio dos premiados decorreu no dia 03 de Junho, em Paredes de Coura.

O filme produzido pelo Andreia Rodrigues, denomina-se 10 factos sobre o oceano, foi realizado com o apoio da professora Joana Braguez e insere-se também no projeto Ondas de Leitura e Conhecimento - ler + Mar (Plano Nacional de Leitura) dinamizado pela biblioteca da nossa escola.

Parabéns à Andreia.

Na página do projeto Ondas de Leitura e Conhecimento, podes ver o vídeo da Andreia, mas também todos os outros vídeos produzidos pelos alunos do 12º E.

10 Fatos sobre o Mar                                         http://biblioesviriato.wix.com/ondasdeleitura#!videos/crx2

.

Dia das Expressões

Comemorou-se no passado dia 4 de junho o Dia das Expressões. Tiveram lugar, nos diversos espaços da escola, exposições e atividades alusivas ao tema.

Consulte aqui aqui o registo fotográfico.

.

12ª edição do projeto “Ciência na escola” - Fundação Ilídio Pinho

No passado dia 9 de Junho estivemos presentes na mostra e cerimónia de entrega de prémios da 12ª edição do projeto “Ciência na escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, com o projeto “Segredos gastronómicos do medronho - Inovar, testar e divulgar”, dinamizado pela nossa escola ao longo deste ano letivo.

Consulte aqui aqui a notícia completa.

.

Saída de Campo do 11º A às praias e arribas de Peniche

Os alunos do 11ºA realizaram uma saída de Campo do 11º A às praias e arribas de Peniche, no dia 10 de abril, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia.

Consulte aqui o registo fotográfico.

.

Fase Regional das Olimpíadas Portuguesas da Geologia

Decorreu no dia 21 de março de 2015 a Fase Regional das Olimpíadas Portuguesas da Geologia, na qual participaram Bruna Gonçalves, Miguel Santos e Tiago Lourenço, alunos da turma A do 11º ano. Todos obtiveram classificações bem acima da média nacional e o Tiago, apenas por critérios de desempate, não avançou para a Fase Final, que se realizou nos dias 23 e 24 de maio, em Estremoz.

.

Concurso MASCOTE MUSEU DA MISERICÓRDIA

O aluno Ricardo Cálix, do 10º D, ficou classificado em 3º lugar no concurso de criação de mascote para o Museu da Misericórdia, em Viseu.

A mascote POMBALINDA, pomba humanizada, faz uma clara alusão ao universo religioso católico, logo, a muitas das obras de arte que o Museu da Misericórdia de Viseu possui.

 Parabéns ao Ricardo e que este prémio lhe sirva como incentivo para o seu percurso nas artes visuais!

Consulte aqui a notícia completa.

 

.

OLIMPÍADAS DE FÍSICA 2015

No dia 16 de maio de 2015, realizou-se, no departamento de Física da Universidade de Coimbra, a prova final de seleção dos representantes nas Olimpíadas Internacionais de Física.

Tendo passado com elevado mérito por todas as fases das Olimpíadas de Física, com uma postura e participação excelentes, o aluno, João Francisco Lopes Cruz de Carvalho, desta escola, foi apurado e integra a equipa que vai representar Portugal nas Olimpíadas Ibero-americanas 2015, em Cochabamba, na Bolívia, em setembro.

Muitas felicitações, João, pelo teu abnegado esforço e valoroso resultado alcançado que se constitui como um exemplo a seguir por todos os alunos que prezam uma vida bem preenchida !

Consulte aqui a notícia completa.

 

.

Seminário "TAS em ação"

O Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) da Escola Secundária de Viriato organizou o 1º seminário intitulado “TAS em ação”, no dia 8 de maio de 2015, na Escola Superior de Saúde de Viseu. O evento suscitou o interesse de um público alargado e atingiu, claramente, os objetivos propostos.

Consulte aqui a notícia completa e respetivo registo fotográfico.

 

.

Campeonato Nacional do Desporto Escolar

O aluno David Moreira representou a Escola Secundária Viriato no Campeonato Nacional do Desporto Escolar, nos dias 16, 17 e 18 de maio, e, obteve um excelente 6º lugar. A competição juntou os setenta melhores xadrezistas, apurados de todos os distritos de Portugal.

 

.

Novamente Reconhecida como Escola Solidária e Voluntária

Em 28 de abril, pelas 15:00 H, no Teatro Thália, no Palácio das Laranjeiras, a Escola Secundária Viriato viu renovado o Selo de Escola Solidária e Voluntária, em cerimónia presidida  por sua Ex.ª o Ministro da Educação e Ciência.

 

.

Ação01!  Festival de Vídeo Escolar

Alunos do Curso de Artes e de Animação Sóciocultural da Escola Secundária Viriato - Viseu, orientados por Graça Gomes do Cineclube de Viseu, arrebataram o 1º Pémio na categoria MELHOR FILME de ANIMAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO, com produção TELEFONE SUBSTITUTO.

A cerimónia de entrega do prémio, no valor de 500 €, decorreu no Teatro Municipal de Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no dia 5 de Maio.

 

.

Inauguração do Novo Espaço Desportivo

Foi formalmente inaugurado, no passado dia treze de abril, com a presença de suas Exªs o Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, do Diretor Geral da DGESTE, José Alberto Duarte e do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, o novo espaço desportivo da escola.

Depois da assinatura do protocolo de requalificação do Pavilhão Gimnodesportivo, na presença de toda a comunidade escolar, procedeu-se as uma visita ao espaço desportivo, tendo, para gáudio da turba, sido feita uma extraordinária largada de pombos.

Consulte aqui algumas fotografias do evento.

.

Seminário "TAS em ação"

O Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) da Escola Secundária de Viriato está a organizar o 1º seminário intitulado “TAS em ação” que irá decorrer no dia 8 de maio de 2015, no auditório da Escola Superior de Saúde de Viseu. INSCRIÇÕES GRATUITAS.

Consulte aqui o cartaz de divulgação da atividade.

Consulte aqui o programa do Seminário.

.

Colheita de sangue

Como vem sendo hábito, a brigada móvel do IPST de Coimbra, realizou, no presente ano letivo, a 2ª colheita de sangue. A iniciativa teve lugar no dia 20 de abril, no período da manhã e, tendo em conta a população escolar, contou com um elevado número de participantes.

A equipa da EpSES, agradece o empenho e colaboração no sucesso desta iniciativa.

Para ler a notícia na totalidade, clique aqui.

.

PARTICIPAÇÃO NA SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS

Nos dias 4 e 5 de maio estarão a participar na Sessão Nacional do programa do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, dois alunos da nossa escola, João Carvalho (em cima, à direita) e Carlota Oliveira (em cima, à esquerda), ambos do 9ºA, na qualidade de deputados eleitos na Sessão Distrital ocorrida a 9 de março no Auditório Municipal de Vouzela.

Para ler a notícia na totalidade, clique aqui.

.

O MUSEU DO PRADO VEIO À ESCOLA

De 9 a 15 de abril esteve patente uma exposição com reproduções de 20 obras icónicas do Museu do Prado de Madrid, em colaboração com a Conselheria de Educação da Embaixada de Espanha em Portugal.

Para ler a notícia na totalidade, clique aqui.

.

INTERNATIONAL HOUSE SCHOLARSHIP COMPETITION

Respondendo a um desafio lançado pela International House de Viseu, as professoras que lecionam Inglês ao 3º Ciclo informaram os seus alunos das condições de participação no “Grande Concurso de Bolsas”, promovido por aquela Escola de Línguas.

Para ler a notícia na totalidade, clique aqui.

.

Participação no Programa Braço Direito

Os alunos do 12º C Ana Fernandes, Cláudia Gomes, Fábio Gonçalves e Fernando Leal participaram, nos passados dias 16 e 17 de março, no Programa Braço Direito, da Junior Achievement Portugal, um programa em que os alunos acompanharam um profissional da sede do banco Millennium BCP, em Viseu, durante um dia. Posteriormente, na presença da diretora de turma, partilharam a experiência com os restantes alunos da turma.

.

Feira Voluntária - 27 e 28 de abril

Vai decorrer no Polivalente da Escola Secundária de Viriato nos dias 27 e 28 de abril (durante todo o dia) uma feira cujo objetivo é angariar fundos para oferecer à Make a Wish. Nesta feira vão ser vendidas plantas aromáticas e medicinais, compotas, bolos, biscoitos, artigos de bijuteria, canetas, pipocas, produtos hortícolas, entre outros, oferecidas por alunos, professores e encarregados de educação. Apareça, não perca a oportunidade de ajudar quem ajuda!

.

Alemão em Cena 2015

No dia 16 de março, “Os Viriatos” deslocaram-se ao Porto, à Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, onde decorreu a eliminatória da região Norte do Festival. O grupo apresentou a peça e foi selecionado para participar no Festival de Teatro de Almada entre os dias 6 e 9 de maio, com todas as despesas pagas pelo Goethe-Institut.

Consulte aqui a noticia completa.

.

Rotary Clube de Viseu distingue aluno da Viriato

O Rotary Clube de Viseu distinguiu com o Prémio Escolar o aluno Leonardo Lourenço, do 12º ano da Escola Secundária de Viriato. A cerimónia realizou-se no Hotel Grão Vasco, na segunda-feira, no mês que o Rotary Internacional dedica à alfabetização.

O Governador do Distrito Rotário 1970, Fernando Laranjeira, entregou o respetivo diploma de mérito ao aluno, e o presidente do Rotary Clube de Viseu, Idalino Almeida, fez a entrega de um prémio pecuniário instítuido pelo clube.  O Diretor da Escola Secundária de Viriato, Carlos Alberto Borges Oliveira, familiares e amigos do aluno e vários rotários de Viseu e de outros clubes associaram-se a esta homenagem.

 

.

Escola recebe equipamento desportivo Inovador

O espaço desportivo exterior foi alvo de uma requalificação profunda, com a instalação de um pavimento sintético (SPORT COURT), pavimento este que oferece condições ótimas para a prática desportiva e superiores níveis de segurança para os utilizadores.

Estamos, pois, de uma forma sustentada, a melhorar as condições de prática desportiva dos nossos alunos.

Este equipamento será formalmente inauguradao no dia 13 de abril com a presença do Ex.mo Senhor Presidente da Camâra Municipal de Viseu e do Ex.mo Senhor Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares, numa sessão cujo programa será anunciado brevemente.

.

Participação no X Congresso de Jovens Geocientistas

Os alunos do 12º A que frequentam a disciplina de Geologia participaram no dia 27 de fevereiro no X Congresso de Jovens Geocientistas que decorreu no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra. Nele apresentaram trabalhos realizados no âmbito da disciplina na forma de posters científicos e de uma comunicação oral, assistiram a comunicações efetuadas por alunos de outras escolas básicas e secundárias do país e por professores do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra.

Os trabalhos elaborados vão agora fazer parte de uma exposição no Polivalente da nossa escola, de modo a que a comunidade educativa possa ter conhecimento dos mesmos.

.

Segredos gastronómicos do medronho – Inovar, testar e divulgar

O projeto Segredos gastronómicos do medronho – Inovar, testar e divulgar, apresentado pela Escola Secundária de Viriato ao concurso da 12ª Edição do Projeto “Ciência na Escola” – Fundação Ilídio Pinho foi selecionado, de entre muitos, para passar à fase de execução. Nele vão estar envolvidos alunos do 10º ano de escolaridade e vão contar com a colaboração de alunos do 8º e do 12º ano de escolaridade. Ao longo do 3º período vão ser desenvolvidas numerosas atividades que visam criar receitas gastronómicas inovadoras que utilizem o medronho como matéria-prima base.

.

.

Projeto “Violência Zero”

Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro desenvolveu-se o projeto “Violência Zero”, no âmbito da Educação para a Saúde e Educação Sexual (EpSES). O projeto envolveu várias turmas de diferentes anos e foram abordadas temáticas como a violência no namoro, a violência doméstica e a violência homofóbica.

As atividades desenvolvidas vieram dar resposta às necessidades de formação dos alunos nesta área, tendo sido avaliadas de forma muito positiva por todos os envolvidos.

Consulte aqui o noticia completa.

.

Olimpíadas Portuguesas da Geologia 2014-15

Decorrerá em Coimbra, no dia 21 de março de 2015, a fase regional da 1ª edição das Olimpíadas Portuguesas da Geologia 2014-15.

Consulte aqui, a lista dos alunos apurados e suplentes para representar a Escola Secundária de Viriato.

.

O CES vai à Escola

“Seremos todos Iguais e Livres? Os Direitos Humanos no mundo” foi o tema abordado pela Dr.ª Daniela Nascimento no âmbito do Programa “O CES vai à Escola”, da responsabilidade da Universidade de Coimbra. O convite partiu da Turma D do 12º Ano, tendo a sessão decorrido na aula de Sociologia, no passado dia 3 de Fevereiro.

Os alunos ficaram a conhecer uma das mais importantes conquistas do século XX: o reconhecimento da importância, valor e universalidade do Direitos Humanos. A reflexão realizada em torno deste tema, seus níveis de garantia, respeito e proteção, foi feita por relação ao caso português, recorrendo a exemplos do quotidiano muito esclarecedores. Uma sessão que terminou com a visualização de um pequeno vídeo e com o apelo a que todos sejamos mais conscientes dos nossos direitos e mais capazes de reivindicar o seu cumprimento.

Para melhor conhecer http://www.ces.uc.pt/investigadores/cv/daniela_nascimento.php

O vídeo https://www.youtube.com/watch?v=uCnIKEOtbfc

.

Olimpíadas Portuguesas de Geologia

Decorreu, na Escola, no dia 30 de janeiro, a 1ª fase da 1ª Edição das Olimpíadas Portuguesas de Geologia organizadas pela Sociedade Geológica de Portugal. Exclusiva aos alunos matriculados em Biologia e Geologia, no 11º ano de escolaridade, inscreveram-se na fase escolar 12 alunos da turma A.

Em breve serão divulgados os resultados e conhecidos os 3 alunos que irão representar a Escola Secundária de Viriato na fase regional, no dia 28 de março de 2015.

.

Campanha de Solidariedade Natal 2014

O Diretor da Escola Secundária de Viriato e a sua equipa diretiva agradecem, muito reconhecidamente, a toda a comunidade escolar (alunos, pais/encarregados de educação, pessoal não docente e pessoal docente) e ao Rotary Clube de Viseu o valioso contributo para a campanha de recolha de alimentos dinamizada na escola.

Esta campanha reverteu a favor de várias famílias que estão a passar por algumas dificuldades.

.

Parlamento dos Jovens

Os alunos da Escola Secundária de Viriato encontram-se, tal como em anos anteriores, a participar na iniciativa do Parlamento dos Jovens.

No dia 12 de janeiro de 2015 participaram no debate com o Deputado Pedro Alves, de forma empenhada e responsável.

Este ano letivo, candidataram-se duas listas no ensino Básico, a primeira constituída por alunos do 8º e a segunda por alunos do 9º ano de escolaridade, e uma lista no ensino Secundário, formada por alunos das turmas do 11º ano de escolaridade.

Para tomar conhecimento das medidas e respetivas fundamentações, clique aqui.

 

.

Depois do CINANIMA, <\br>animação feita por alunos da Viriato vai ao MONSTRA

O filme de animação O TELEFONE SUBSTITUTO, realizado por alunos de Artes Visuais e de Animação SocioCultural da Escola Secundária de Viriato, é levado pelo Cine Clube de Viseu ao MONSTRA, Festival de Animação de Lisboa, que decorre de 12 a 22 de Março, onde será exibido na competição internacional de estudantes.

Recorda-se que a curta-metragem já foi apresentada a concurso no CINANIMA, Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, na sua última edição. Foi durante o ano letivo passado que o filme foi realizado, no âmbito do projeto Cinema para as Escolas, do CCV, resultando de parceria com o Teatro Viriato (Festival Viseu a…), com a orientação de Graça Gomes.

Consulte a notícia no Diário de Viseu.

 

.

.

Feira de Minerais

Mais uma vez, à semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, a nossa Escola vai realizar uma feira de minerais. O evento vai ter lugar no polivalente nos próximos dias 10, 11 e 12 de dezembro.

Convida-se toda a comunidade escolar a visitar a feira e a apreciar/adquirir os espetaculares e coloridos exemplares naturais que aí podem encontrar.

 

.

Na Viriato... acontece!

Temos alunos de 7º ano... novos na escola!

E porque é necessário integrar, educar e ensinar, a turma A do 7º ano, teve o privilégio de poder almoçar na cantina, na companhia dos seus encarregados de educação, psicóloga e diretora de turma.

Porque juntos, estamos implicados...Rumo ao Sucesso!

 

.

POESIA DESCONHECE BARREIRAS

A Escola Secundária de Viriato “entrou na onda” da ONDA PINA – A POESIA em MOVIMENTO, pela voz da aluna Inês Oliveira.

A Inês Sofia dos Santos Oliveira que frequenta a turma do 10º D, com um Curriculum Específico Individual, é um dos rostos da Escola Secundária Viriato na comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de Dezembro), no âmbito do Clube Europeu Inclusivo.

Consulte aqui a notícia completa.

Para ver o vídeo:<\br> https://www.youtube.com/watch?v=nSvvyngQQdE&feature=youtu.be

 

.

A inclusão não é uma miragem

No dia um de dezembro, uma das alunas da nossa escola subiu ao palco do Teatro Viriato, numa sala de lotação esgotada, para uma apresentação pública informal do projeto de dança inclusiva- Dançando com a Diferença Road, orientado pelo coreógrafo Henrique Amoedo: o seu nome é Catarina Costa Marques, aluna do 10º A, com um Currículo Específico Individual, provando que a inclusão não é uma miragem, mas sim a conquista da valorização das capacidades, numa escola que é de todos e para todos.

Consulte aqui a notícia completa.

Visione aqui a reportagem da SIC.

.

Dia da Viriato

No passado sábado, dia 25 de Outubro, a Escola Secundária de Viriato completou vinte e nove anos de trabalho em prol da educação e formação de jovens da nossa comunidade.

Consulte aqui a notícia completa.

Consulte aqui o vídeo do evento.

.

Dia da Viriato

Decorre hoje o Dia Internacional pela Eliminação de todas as Formas de Violência exercidas sobre as Mulheres.

Em parceria com o Movimento Democrático de Mulheres, a Escola Secundária Viriato, evocou este dia jogando o jogo "Quantos Queres?" Em diferentes turmas.

Consulte aqui a notícia completa.

.

Dia da Floresta Autóctone

Para comemorar o dia da Floresta Autóctone, a Escola Secundária de Viriato dinamizou uma atividade de plantação de carvalhos e de castanheiros no recinto da Escola. Esta iniciativa decorreu na manhã de dia 24 de novembro e contou com a participação de alguns alunos do 8º, do 9º e do 12º anos de escolaridade.

Consulte aqui a notícia completa.

.

INTERECYCLING ESCOLA

Em parceria com a Interecycling, decorreu no dia 12, para os alunos do 3º Ciclo, uma Palesta sobre a Recolha Seletiva de Equipamentos Elétricose Eletrónicos (REEE's).

Consulte aqui fotos do evento.

.

BRINQUEDOS ÓTICOS, o princípio do cinema

No âmbito do programa Aprender em Festa, promovido pelo Cine Clube de Viseu, os alunos da turma A, do 8º ano, deslocaram-se, no passado dia 22 de Outubro, às instalações do IPDJ, onde viram uma exposição de brinquedos óticos, máquinas que desvendam alguns segredos do funcionamento do olho e do cérebro humanos e que estão na origem da descoberta do cinema.

De seguida, estes alunos fizeram uma oficina de folioscópio e taumatrópio, em que puderam constatar, pela rapidez do movimento, a fusão ótica de dois desenhos feitos em superfícies diferentes num só, criando a ilusão da imagem em movimento.

Houve assim oportunidade para se fazer uma breve iniciação aos princípios básicos das imagens animadas, com a descoberta e construção de brinquedos óticos.

 

.

.

Consulte aqui o programa.

JANTAR DE ANTIGOS ALUNOS

Realizar-se-á a 25 de outubro a 2ª edição do jantar de antigos alunos da Escola Secundária de Viriato.

Consulte aqui o cartaz.

Consulte aqui informação adicional.

.

Palestra “Feitos de desperdício”

No dia 16 de outubro vai realizar-se na biblioteca/centro de recursos da nossa escola a palestra “Feitos de desperdício” que será apresentada pelo Prof. Doutor Alexandre Aibéo, doutorado em Astronomia e docente na Escola Superior de Tecnologia de Viseu.

A comunicação pretende dar resposta à questão: “De que somos feitos?” abordando a génese dos átomos que pertenceram recentemente a um bife de vaca, ou há um pouco mais de tempo à erva de um pasto verdejante, ou ao solo que fez a erva crescer…

Destina-se aos alunos do 10º ano, acompanhados por docentes do grupo 510

 

.

Palestra “Universo a Banhos”

No dia 23 de outubro vai realizar-se na biblioteca/centro de recursos da nossa escola, a palestra “Universo a Banhos” proferida pelo Prof. Doutor Alexandre Aibéo, doutorado em Astronomia e docente na Escola Superior de Tecnologia de Viseu.

O conteúdo permitirá que os alunos compreendam melhor que fenómenos tão distintos como a queda de uma maçã, o movimento dos astros e até as marés são manifestações de uma mesma força de atracão: a gravitação. A apresentação permitirá ainda a compreensão das consequências do “efeito de marés” noutros planetas, noutros satélites e até noutras galáxias.

A palestra destina-se a alunos das turmas A, B e C do 11º ano, acompanhados por docentes do grupo 510.

 

.

11ª Edição dos Prémios da Fundação Ilídio Pinho

O projeto SuStentare, desenvolvido pela Escola Secundária de Viriato, foi apresentado num stand no Pavilhão do Parque de Exposições de Aveiro durante os dias 25 e 26 de setembro., no âmbito da 11ª Edição dos Prémios da Fundação Ilídio Pinho.

Consulte aqui a noticia completa.

 

.

Prémio Fundação Ilídio Pinho - “Ciência na Escola”

Nos dias 25 e 26 de setembro de 2014 a Escola Secundária de Viriato vai estar presente na Mostra da 11ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho - “Ciência na Escola”, que vai decorrer no Parque de Exposições de Aveiro. Vai ser apresentado o Projeto Sustentar por alunos do 8.º, 10.º e 12.º anos de escolaridade da nossa Escola.

Consulte aqui a noticia completa.

 

.

Dinamização de Workshop de fabrico de sabonetes nos Jardins Efémeros

Os participantes no projeto SuStentare vão dinamizar um workshop de fabrico de sabonetes no dia 14 de julho, pelas 17horas, no âmbito dos Jardins Efémeros. Este workshop tem uma duração previsível de 2 horas e vai decorrer na Casa da Sé (atrás do Museu Grão Vasco).

Se pretender realizar as atividades que vão ser propostas faça a sua inscrição no site dos Jardins Efémeros (www.jardinsefemeros.pt).

 

.

1ª Exposição de Automóveis Antigos e Clássicos da Escola Secundária de Viriato

A Escola Secundária de Viriato vai promover nos dias 11, 12 e 13 de Julho a 1ª Exposição de Automóveis Antigos e Clássicos. O evento, a realizar no perímetro interno da Escola, estará aberto a toda a comunidade educativa e ao público em geral sendo o acesso gratuito.

 Consulte aqui o programa do evento.

 

.

“Mark´it – Creative Food”

No passado dia 5 de junho, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Marketing (10.º P2 e 11.º P2), da nossa escola, acompanhados das professoras da Formação Técnica, deslocaram-se à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPV, para assistirem à apresentação do Projeto “Mark´it – Creative Food” (2.ª edição), a convite dos alunos da Licenciatura em Marketing, daquela escola.

Participaram em Workshops e Peddy-Papers, tendo os alunos do 10.º P2 conquistado o 1.º lugar da classificação no Peddy-Paper “ O Marketing e o Produto”.

 Consulte aqui a notícia completa.

 

.

OLIMPÍADAS NACIONAIS DE FÍSICA

 .

Consulte aqui a noticia completa.

 

PROJETO SUSTENTARE

 .

Consulte aqui a noticia completa.

 

OLIMPÍADAS DE FÍSICA

Terminam hoje as aulas para os alunos de 11º ano mas, o João Francisco Carvalho, da turma C, está de mala feita para viajar até Lisboa, para participar na etapa Nacional das Olimpíadas de Física, a realizar no dia 07 de Junho de 2014, no Museu da Electricidade.

 

.

PROJETO DE DOAÇÃO E TROCA DE MANUAIS ESCOLARES USADOS

Livros Partilhados - Eu dou, tu recebes, nós partilhamos

A Escola Secundária de Viriato irá dar continuidade ao projeto de doação e troca de manuais escolares usados, denominado “Livros Partilhados”, cujo lema é ”Eu dou, tu recebes, nós partilhamos”. Este projeto surge com a finalidade de potenciar a recuperação de manuais dos vários níveis de ensino (7º ao 12º ano), adotados na escola, que estejam em bom estado de reutilização, disponibilizando-os mediante determinadas condições a quem deles necessite. Os objetivos desta iniciativa são, simultaneamente, de índole social, económica e ambiental. Para o sucesso deste projeto é necessário o envolvimento da comunidade educativa, em particular de pais e alunos, que ao tornarem a prática da reutilização de manuais escolares uma realidade, estarão a promover boas práticas de responsabilidade social e ambiental.

Caso adira ao projeto, a inscrição e a recolha dos manuais far-se-á no dia da matrícula ou até ao final das aulas do presente ano letivo no Centro de Apoio ao Aluno.

Consulte aqui o Regulamento Livros Partilhados.

.

PHOTOBOOTH

Já estão disponíveis as tuas fotos!

Para obteres a foto que tiraste durante os Encontros da Viriato'2014, na atividade Photoboot, vai a passdropit.com/esvfotosencontros2014. (Para teres a password, dirige-te ao funcionário do Pav. C.)

 

.

Rumo ao Futuro!

Exmo.(a) Senhor(a) Encarregado(a) de Educação:

 No âmbito do programa de orientação escolar e profissional “Rumo ao Futuro!”, a Psicóloga Dra. Paula Mercier, irá realizar, na próxima 4ª feira, dia 28 de maio, pelas 19h, no polivalente da escola, uma sessão de informação para Pais/Encarregados de Educação sobre a Oferta Educativa/Formativa 2014/2015 e sobre o Processo de Tomada de Decisão Vocacional.

Participe e apoie o projeto de vida do seu filho/educando!

 

.

CONCURSO INTERMUNICIPAL DE IDEIAS DE NEGÓCIO

Foram apurados para a final do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio dois projetos desenvolvidos por alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos.

Na final deste concurso, promovido pela Camâra Municipal de Viseu, que se realizará no dia 20 de maio, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, estão a concorrer os projetos "Kit Doméstico de Cultura em Sistemas Hidropónicos", desenvolvido por André Fonseca e Fábio Santos e "Carregador Eólico", desenvolvido por Pedro Augusto.

 

. .

SELO DE ESCOLA VOLUNTÁRIA

A Escola Secundária de Viriato foi distinguida, por sua Ex.ª o Sr. Ministro da Educação, com o SELO DE ESCOLA VOLUNTÁRIA, distinção atribuída às escolas que se destacam pelos seus projetos de voluntariado. A entrega do prémio decorreu numa cerimónia realizada no dia 28 de abril, no teatro Thália (Palácio das Laranjeiras) em Lisboa.

Este prémio traz à escola um reconhecimento que a todos nos deve orgulhar, mas também uma grande responsabilidade para continuarmos o nosso trabalho no sentido de promover os valores de cidadania e da solidariedade e, através de projetos educativos, que valorizem as atividades de voluntariado, fortalecer o envolvimento da comunidade educativa no projeto da escola e da escola na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de laços sociais dentro e fora dela.

O Diretor.

 

. .

Ação de Formação para Pais e Professores: "Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção"

Mais uma vez, a equipa do Gabinete de Apoio à Saúde do Adolescente (GASA) dinamiza uma ação para Pais e professores. Assim, a equipa dos técnicos de saúde do GASA e o diretor da escola ESViriato convidam V.Exª para uma ação de Formação para Pais e professores, subordinada ao tema "Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção", a realizar no dia 29 de maio, às 18,30 horas, no auditório do Hospital São Teotónio de Viseu - piso do átrio principal.

 Obtenha mais informações sobre o Centro de Apoio ao Aluno e GASA aqui.

 

.

PONTES DA MEMÓRIA

No dia 31 de março, pelas 15horas, deslocaram-se à Escola Secundária de Viriato, os alunos da Universidade Sénior de Viseu (USAVIS) que integram o projeto “Crescer”. Juntamente com os alunos das turmas C+E do 10º ano, participaram na sessão da atividade “Pontes da Memória”, no âmbito do Projeto LER+Jovem do Plano Nacional de Leitura.

 Consulte aqui a notícia completa.

 

.

Sessão Comemorativa dos 40 anos do 25 de abril

Na sessão comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril, estiveram entre nós, o Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Viseu, Dr. Mota Faria, o Sr. General Amaral, um dos capitães de Abril, do Regimento de Infantaria 14 e dois representantes dos partidos PS e PSD.

 Consulte aqui a notícia completa.

 

.

Projeto SuStentare

Os alunos do 12º ano de escolaridade, no âmbito das disciplinas de Biologia e de Química e em parceria com a Escola Superior Agrária de Viseu e o Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa-Centro Regional das Beiras, elaboraram um projeto inovador intitulado: SuStentare, que visa a utilização de sorelho na produção de sabonetes.

 Consulte aqui a notícia completa.

 

.

Debate sobre a Família com a presença do Bispo de Viseu

Consulte aqui a reportagem relativa ao evento "Encontros da Viriato" 2014 - Debate sobre a Família com a presença do Bispo de Viseu.

 

.

MENÇÃO HONROSA

Menção Honrosa - 7 dicas contra o Plágio

Ana Silva e Dayana Karina do 12º E

 http://www.rbe.min-edu.pt/np4/1237.html

 Consulte aqui o vídeo.

 

.

ENCONTROS DA VIRIATO 2014

A Escola Secundária de Viriato vai dinamizar, nos dias 8 e 9 de maio, os “Encontros da Viriato – 2014”, subordinados ao tema “(GER) AÇÃO VIRIATO”.

 No âmbito destes Encontros, vão realizar-se atividades diversas: palestras, debates, tertúlias, representações, divulgação de projetos desenvolvidos por alunos, projeção de filmes, atividades de Laboratório Aberto e ainda atividades lúdico - culturais e desportivas, abertas a toda a comunidade.

Consulte aqui o programa de atividades.

 

.

MEDALHA DE BRONZE

O aluno João Francisco Carvalho, da turma C do 11º ano da Escola Secundária de Viriato, em Viseu foi premiado com a Medalha de Bronze, na etapa regional das Olimpíadas de Física – 2014, realizada em Coimbra no dia 03 de Maio, e selecionado para a etapa nacional a realizar em Lisboa, nos dias 06 e 07 de Junho de 2014.

Consulte aqui a notícia completa.

 

.

VIRIATO MAIS… À FRENTE!

Os Serviços de Psicologia e Orientação da Escola vão levar a cabo a 2ª edição do evento “VIRIATO MAIS… À FRENTE!”, no próximo dia 9 de maio, para os alunos das turmas do 9º ano e dos 10º, 11º e 12º anos do ensino secundário. Será uma mostra de 43 cursos do ensino superior público, dinamizada por 49 ex-alunos desta escola, oriundos de 9 Universidades, 4 Institutos Politécnicos e da Escola Naval.

Consulte aqui informação adicional.

 

.

JANTAR de EX. ALUNOS da ESCOLA

Realizar-se-á a 9 de Maio o primeiro jantar de ex. alunos da Escola Secundária de Viriato.

O preço do jantar será 10€ e as inscrições poderão ser efetuadas através do telefone 232418330.

Consulte aqui informação adicional para o pagamento.

 

.

Filmes para a Cidadania

Na quarta-feira, dia 22 de Janeiro, recomeçam as sessões de cinema integradas no "Filmes para a Cidadania".

Durante este 2º período, os temas são Ética, com os filmes "Mar Adentro" e "A Borboleta e o Escafandro", baseados em casos reais, e Outros, com o documentário "Lisboetas", sobre imigrantes em Portugal, e "Persépolis", uma longa metragem de animação sobre a Revolução Iraniana, de 1979, que transformou o Irão de uma monarquia autocrática numa república islâmica.

Convidam-se todos os interessados a estarem presentes, às quartas-feiras, na sala C08, pelas 14h 30m.

O programa mais detalhado pode consultar-se aqui.

 

.

Escola Solidária

Mais uma vez a Escola Secundária de Viriato levou a efeito uma campanha solidária de recolha de alimentos. Este ano o Centro de Apoio ao Aluno lançou a campanha de Natal em colaboração com alunos do 3º ano (Turma 12P4) do Curso Profissional de Animação Sociocultural. Também os alunos do 2º ano (Turma 11P2) do Curso Profissional de Marketing organizaram uma quermesse para participar nesta campanha solidária. Com a colaboração de todos, foram doados cabazes a 6 famílias que passam por momentos mais difíceis das suas vidas.

A todos que contribuiram para esta causa, em nome da escola e das famílias apoiadas, o nosso agradecimento. Ainda durante o presente ano letivo serão lançadas novas campanhas.

Contamos com a ajuda de todos para podermos ajudar os que mais precisam.

 

.

Parlamento dos Jovens

Tal como em edições anteriores, os alunos da Escola Secundária de Viriato encontram-se a participar no programa do Parlamento dos Jovens, uma iniciativa desenvolvida ao longo do ano letivo com escolas de todo o país. No ensino Básico, apresentaram candidaturas três listas, constituídas por alunos do 9º ano de escolaridade; no ensino Secundário candidataram-se duas listas, formadas por alunos das turmas do curso de Ciências Socioeconómicas do 10º e do 11º anos de escolaridade.

Para conhecer os elementos de cada lista, as medidas que defendem e que correspondem a sua tomada de posição em relação ao tema, bem como os argumentos que as fundamentam, clicar aqui.

 

.

BE / CRE

A Escola Secundária de Viriato mais uma vez está de parabéns, pois apresentou candidatura a dois projetos do Plano Nacional de Leitura e foi integrada em ambos.

Consulta aqui o texto completo da notícia.

.

Campanha de Recolha de Sangue

Durante a manhã do dia 12 de novembro de 2013, (terça-feira) entre as 09h00 e as 13h00, vai decorrer na Escola Secundária de Viriato uma campanha de recolha de sangue (sala 1D).

Se já tem 18 e menos de 65 anos, seja solidário e colabore nesta campanha! Não deve vir em jejum. Ao doar sangue, ficará a saber o seu grupo sanguíneo e a conhecer alguns dados sobre o seu estado de saúde.

Esta iniciativa é da responsabilidade do Instituto Português do Sangue – Centro Regional de Sangue de Coimbra e promovida pela equipa de EpSES.

.

FILMES PARA A CIDADANIA

Está em curso na Escola o projeto Filmes para a Cidadania (consultar aqui). Os destinatários são os alunos do ensino secundário e qualquer outro elemento da comunidade escolar que queira participar. De quinze em quinze dias, poderão ser visionados filmes de vários tipos que se pretendem facilitadores da formação de opinião sobre alguns temas problemáticos da atualidade, tais como: ambiente, questões de género, sociedade contemporânea, questões éticas, entre outros. A seguir a cada projeção, será promovido um debate entre os participantes, com base num guião previamente distribuído.

Consultando o programa para o 1º período, aqui, pode verificar-se que os filmes deste mês de Outubro (dias 9 e 23) seguem o tema Escola(s) e que os do mês de Novembro (6 e 20) serão sobre Ambiente.

Todas as sessões decorrerão na sala C08, às quartas feiras, pelas 14h 30m. Aparece!

.

Palestra “Feitos de desperdício”

No dia 29 de outubro os alunos do 10º ano, acompanhados por docentes do grupo 510, vão assistir à palestra “Feitos de desperdício” que será apresentada pelo Prof. Doutor Alexandre Aibéo, doutorado em Astronomia e docente na Escola Superior de Tecnologia de Viseu. A comunicação pretende dar resposta à questão: “De que somos feitos?” abordando a génese dos átomos que pertenceram recentemente a um bife de vaca, ou há um pouco mais de tempo à erva de um pasto verdejante, ou ao solo que fez a erva crescer…

 

.

Palestra “Universo a Banhos”

No dia 14 de outubro os alunos das turmas A, B e C do 11º ano assistiram, na biblioteca/centro de recursos da nossa escola, à palestra “Universo a Banhos”

Consulta aqui o texto completo da notícia.

 

.

Biblioteca Escola - Uma porta para a vida

Outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Consulta aqui o respetivo cartaz.

.

1ª Montra de Automóveis Antigos e Clássicos

A Escola Secundária de Viriato vai promover nos próximos dias 26, 27 e 28 de Julho a 1ª Montra de Automóveis Antigos e Clássicos. O evento, a realizar nas instalações da Escola, está aberto a todos os que o desejarem visitar entre as 21 horas do dia 26 e as 19 horas do dia 28.

Aos proprietários deste tipo de veículos, endereça-se o presente convite com o objetivo de participarem neste evento disponibilizando, para tal, o(s) seu(s) veículo(s) no período mencionado.

Consulte aqui o programa do evento. Para mais informações, contacte pauloamilcarsantos@gmail.com

 

.

Prémio Escolar Viseu na Europa

No âmbito da participação no Prémio Escolar Viseu na Europa, as alunas Inês Nobre e Alexandra Costa, da turma D de 12º ano, acompanhadas pelo respetivo professor de História, Dr. Jorge Cardoso, foram contempladas com uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, a convite do Deputado Dr. Correia de Campos.

Consulta aqui o texto completo.

.

XADREZ NA CIDADE DE VISEU

A Escola Secundária de Viriato marcou presença na atividade de promoção de Xadrez, realizada no Parque Aquilino Ribeiro, onde se concentraram mais de uma centena e meia de crianças de várias escolas da cidade. Houve lugar a formação básica da modalidade para incentivar o desenvolvimento da mesma.

Veja aqui as fotos do evento.

.

SEMANA DA ARTEFÉMERA

Aqui se divulga a cobertura fotográfica/videográfica da atividade “Semana da artefémera” que decorreu de 20 a 24 de maio, na nossa escola, em que um conjunto de atividades diversificadas, sob o denominador comum explícito na designação dada, pretendeu aliar realizações da área das artes visuais com outras de diferentes géneros expressivos, numa organização conjunta do Departamento de Expressões, decorrente das especializações dos vários professores que o integram...

Consulta aqui o texto completo e aqui o vídeo.

.

OFICINA DE DESENHO EM SOUTO BOM

Na tarde do dia 5 de Maio, naquela que foi a última quarta-feira de aulas (pelo menos para o 11º e 12º anos), os alunos mais aventureiros das três turmas de Artes Visuais (num total de quarenta e dois, dos 10ºF, 11ºE e 12ºF) tiveram uma aula de desenho diferente. Deixámos os estiradores e os cavaletes e fomos desenhar para o meio da natureza. Fomos até Souto Bom, ...

Consulta aqui o texto completo ilustrado e aqui o vídeo.

.

CAMPEONATO NACIONAL DE XADREZ – DESPORTO ESCOLAR

Realizou-se nos dias 24, 25 e 26 de maio, em Óbidos, o Campeonato Nacional de Xadrez do Desporto Escolar. Após realizado o apuramento dos melhores xadrezistas das várias regiões, competiram cerca de 40 alunos oriundos de várias zonas do país.

Da Escola Secundária de Viriato estiveram presentes nestes campeonatos nacionais dois alunos, Mauro Almeida, do 10º F, e Hugo Martins do 9º B. As classificações obtidas foram 26º e 32º, respectivamente, por individuais.

Veja as fotos do evento aqui.

.

Saída de campo à Serra da Estrela

No dia 9 de maio os alunos de Geologia do 12º ano realizaram uma saída de campo à Serra da Estrela. Através da “leitura” das rochas e das paisagens geológicas puderam reconstituir os fenómenos geológicos que decorreram nesta serra durante os últimos 500 Ma. (...)

Consulta aqui o texto completo.

.

Faça-se Justiça

No final do primeiro período, a Turma 3 A do CEF Técnico comercial, iniciou a sua participação no projeto a nível nacional, “Faça-se Justiça”, desenvolvido pela revista Forum Estudante.

O projeto inclui um conjunto de atividades que estimula os alunos a desenvolver a sua sensibilidade para a Justiça e para o Direito, ajudando-os a compreender o sistema jurídico português.

Consulta aqui o texto integral sobre a visita, ou o site da Forum Estudante, onde esta visita foi noticiada.

.

Campeonato Regional de Xadrez

Realizou-se no dia 27 de Abril, em Coimbra, o Campeonato Regional de Xadrez do Desporto Escolar. Competiram cerca de 80 alunos (Juvenis e Iniciados) oriundos dos distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

O aluno Mauro Almeida, do 10º Ano, da E.S. Viriato, garantiu presença no Campeonato Nacional de Xadrez através da obtenção de um honroso 9º lugar nos regionais.

 O Campeonato Nacional de Xadrez irá realizar-se em Óbidos, nos dias 25 e 26 de Maio.

.

Viriato4Games

Informa-se toda a comunidade escolar que o Torneio Inter-escolas, Viriato4Games, irá decorrer no Complexo Desportivo do Fontelo no dia 24 de Abril, com início pelas 10:00h.

O Viriato4Games é um evento que possibilita a prática de quatro modalidades desportivas e tem como principais objetivos promover a atividade física e o convívio entre várias escolas da cidade de Viseu, tendo sido convidadas as seguintes: Escola Secundária Emídio Navarro, Escola Secundária Alves Martins e Escola Secundária de Viriato.

A organização deste evento está a cargo da turma do 12º ano da turma H do Curso Tecnológico de Desporto, da Escola Secundária de Viriato. O presente evento terá o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Associação de Andebol de Viseu, da Associação de Futebol de Viseu e da secção de Râguebi do Clube Viseu 2001.

Para mais informações contacta-nos pelo seguinte e-mail: viriato4games@gmail.com, ou visita-nos em: http://www.facebook.com/viriato4games.

.

VIRIATO MAIS… À FRENTE!

No próximo dia 12 de abril de 2013, a partir das 14h30, vai-se realizar a atividade “VIRIATO MAIS… À FRENTE!”, organizada pela responsável dos SPO.

Tendo como objetivos fundamentais orientar/apoiar o processo de escolha e planeamento de carreira dos nossos alunos, divulgar cursos/instituições do ensino superior público universitário e politécnico, desenvolver uma cultura de escolaridade prolongada e qualificante, aproximar a escola do meio e promover a imagem da Escola Secundária de Viriato junto da comunidade escolar, este painel envolve 29 cursos, 5 universidades/8 faculdades, 5 institutos politécnicos/8 escolas e Academia da Força Aérea.

.

Transmissão RTP 2 / Mega Sprinter Viseu

No próximo sábado, dia 23 de março a partir das 15.00 horas, será transmitido através da RTP 2 a prova do Mega Sprinter realizada no parque desportivo do Fontelo.

Coordenação Local do Desporto Escolar de Viseu
Ramiro Loureiro

.

Artes Visuais foram a LX.

Nos dias 7 e 8 de março, as turmas do 11º E e do 12º F, ambas de Artes Visuais, foram a Lisboa numa visita de estudo. Aqui fica o ponto de vista da aluna Mariana Menezes, do 11ºE, sobre esta atividade.

 “Esta visita ficou marcada pelo fortalecimento de amizades, pela boa-disposição, pelo reencontro de ex-alunos de Artes Visuais da Escola Secundária de Viriato, pela chuva, pela cultura, pela arte…. E foi tudo isto que tornou a nossa visita a Lisboa tão memorável. Pelas reações dos meus colegas, penso que posso concluir que esta visita foi inesquecível e que ficará guardada para sempre na nossa memória, com muito carinho.”

Consulta aqui o texto integral sobre a visita.

.

Não faças aos outros…

… o que não gostas que te façam a ti! Foi esta a mensagem central que nos deixaram os atores Pedro Górgia e Alexandre da Silva quando, no passado dia 1 de março, estiveram na Viriato. Durante uma conversa dramatizada, os atores abordaram temas como bullying e cyberbullying, levando os alunos a refletir sobre as suas atitudes.

Esta peça de teatro insere-se no projeto Comunicar em Segurança, iniciativa da “Fundação Portugal Telecom”, que pretende alertar os jovens para a utilização correta e segura das tecnologias de informação, nomeadamente, a Internet e o telemóvel. De uma forma lúdica, e com exemplos contados na primeira pessoa, os atores prenderam a atenção dos alunos e fizeram-nos concluir que, nas suas ações, se devem colocar sempre no lugar do outro…

.

CLASSIFICAÇÕES DO CORTAMATO DISTRITAL

Consulta aqui as classificações.

.

Palestra “Conversa com D. Duarte de Portugal” … sobre o quartzo

No dia 30 de janeiro recebemos, pela segunda vez, o Professor Galopim de Carvalho na nossa escola. Veio contar-nos uma das histórias do seu novo livro: “Conversas com os Reis de Portugal - Histórias da Terra, da Vida e dos Homens”. Nesta história, o narrador é um jovem geólogo, e um curioso da História de Portugal, que estabelece um diálogo fictício com o Rei D. Duarte no Monte de Santa Luzia. Ao contar este episódio, o Professor Galopim transmitiu aos participantes conhecimentos de geologia, referentes ao quartzo, e da história de Portugal. Desta forma, os professores que ensinam nas áreas das ciências puderam aprender um pouco mais da nossa História e os professores das áreas das letras puderam aprender um pouco mais de Geologia!

.

Ação de Sensibilização sobre a Floresta

No dia 8 de janeiro, uma equipa da Guarda Nacional Republicana, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, veio dinamizar uma ação de sensibilização sobre a Floresta destinada a alunos do 8º ano de escolaridade. Os alunos foram alertados para as situações que colocam em perigo as florestas e para a necessidade de a preservar.

.

Comunicar em segurança

Nos dias 15 e 16 de janeiro decorreram duas sessões de sensibilização, destinada a alunos dos cursos profissionais do 10º ano (P2, P4 e P5) e 11º ano (P5), sobre Comunicar em Segurança. Nesta sessão, promovida pela Fundação PT, foram abordados conteúdos como: Password, Phishing, Cyberbullying, Segurança Móvel e Redes Sociais. Os alunos foram alertados para os perigos associados a estes temas e tiveram oportunidade de esclarecer as suas dúvidas.

.

Concurso Nacional de Leitura

Realizada a eliminatória do Concurso Nacional de Leitura, consulta aqui os resultados.

.

Reis Magos...

A fim de celebrar a festividade dos Reis Magos, no dia 7 de janeiro de 2013, os nossos alunos foram surpreendidos pela visita dos Reis Magos, nas suas salas de aula, dando continuidade à tradição iniciada no ano letivo passado.

Este ano, foram agraciados com rebuçados, em analogia ao que é feito em Espanha no dia 5 de janeiro, os alunos das diversas turmas do sétimo ano, e os personagens foram encarnados por três discentes da turma A.

.

Palestra “Conversa com D. Duarte de Portugal” … sobre o quartzo

No próximo dia 30 de janeiro de 2013, pelas 14h30m, vai decorrer na Escola Secundária de Viriato a palestra intitulada “Conversa com D. Duarte de Portugal” … sobre o quartzo dinamizada pelo Professor Doutor Galopim de Carvalho e organizada pelos docentes do grupo 520.

Inscrições abertas até dia 28 de janeiro de 2013 (telefone: 232418330 - ESV) ou e-mail: palestraprofgalopim@gmail.com).

\.

Feira dos minerais

Nos dias 12 e 13 de dezembro vai realizar-se no polivalente da Escola Secundária de Viriato a II Feira de Minerais. Visite esta feira e nela pode ver e adquirir minerais, fósseis, pedras preciosas, joias e bijuterias.

Consulte aqui o cartaz.

.

Prémios de Mérito

No passado dia 25 de outubro a Viriato comemorou o seu 27º aniversário.
Um dia especial, comemorado com alegria que contou com a participação de todos os membros da comunidade escolar.
As comemorações constaram de dois momentos especiais: a manhã, dedicada aos alunos, e a noite, dedicada a professores e assistentes operacionais.
Entre as 10.10h e as 11.40h decorreu a cerimónia de entrega de prémios de mérito aos alunos que, no ano letivo transato, se distinguiram pelos bons resultados obtidos.

Consulte aqui a lista de premiados.

Dia da Viriato

No passado dia 25 de outubro a Viriato comemorou o seu 27º aniversário.

Do programa de comemorações desse dia, constaram dois momentos: durante a manhã, entre as 10h10 11h40, decorreu a cerimónia de entrega de prémios de mérito aos alunos que, no ano letivo de 2011/2012, se distinguiram pelos bons resultados obtidos; à noite, realizou-se um jantar de homenagem a professores e assistentes operacionais recentemente aposentados.

.
NIKE AIR HUARACHE CHAUSSURES,AIR JORDAN 23,AIR JORDAN 11 RETRO SCHUHE,AIR JORDAN 29,AIR JORDAN 2 MEN,Air Jordan 3.5 Homme
NIKE HYPERVENOM PHELON TF,NIKE INTERNATIONALIST WOMEN CHAUSSURES,NIKE KYRIE 3,NIKELAB AIR ZOOM LWP,NIKE LEBRON 13 NIEDRIG,NIKE LEBRON 14
Nike Air Huarache Run Ultra chaussures de tennis,Nike Air Jordan Sky High OG Chaussures,Air Max 1 Ultra SE chaussures de tennis,Air Max 2016 Chaussures,2017 Nike Air Max,Nike Air Max 90 chaussures de tennis