. .

 

ARQUIVO DOCUMENTAL
Processo de certificação como sistema EQAVET
Documento-base da Escola Plano de Ação de Alinhamento EQAVET
Relatório do Operador - Alinhamento EQAVET
Plano de Ação de Melhoria - 2019-2022
Planos de Atividades dos Cursos Profissionais
Plano Anual de Atividades - Cursos Profissionais - 2018-19 Relatório do PAA - Cursos Profissionais - 2018-19
Plano Anual de Atividades - Cursos Profissionais - 2019-20 Relatório do PAA - Cursos Profissionais - 2019-20

 

PORTEFÓLIO

 

. .

A Escola Secundária Viriato deseja Boas Festas a toda a comunidade visiense, expondo um presépio em estrutura metálica junto ao gradeamento virado para a via com maior circulação, concebido e realizados pelos alunos do CP de TMI.

 

.

Formar Técnicos Auxiliares de Saúde técnica, pessoal e socialmente competentes implica um diversificado conjunto de vivências e experiências de aprendizagem. Visitas de estudo, participação em eventos formativos diversos, prática simulada e dinamização de projetos são práticas implementadas na ESViriato.

.
.
.

 

.

Os alunos do CP de TMI colaboraram no projeto do Clube Europeu (Concurso 2019-20), cuja temática era Alterações Climáticas, com a criação de suportes-ecoponto. O objetivo era incentivar os alunos a fazerem a triagem correta do lixo, reunindo os diferentes caixotes num mesmo espaço, ao invés de os ter espalhados como acontecia anteriormente, o que levava os alunos a usarem indiscriminadamente o mais próximo.

.

 

.
2ªs Jornadas do Ensino Profissional (JEP)
2020-21
Decorreram, no dia 14 de fevereiro de 2020, as 2ªs Jornadas do Ensino Profissional organizadas pelos Cursos Profissionais da Escola Secundária de Viriato.
As temáticas foram planificadas numa perspetiva interdisciplinar, construindo-se um programa comum aos cursos profissionais de:
 - Desporto e Saúde;
 - Manutenção Industrial e Informática;
 - Comunicação e Serviço Digital e Técnico Comercial.
Os 350 inscritos (alunos do ensino profissional da escola e de outras 5 escolas dos distritos de Viseu e da Guarda e profissionais de empresas nas quais os alunos realizam os estágios) assistiram a sessões plenárias e participaram em oficinas de trabalho.
Este espaço de debate e de partilha suscitou o interesse do público e permitiu um dia repleto de aprendizagens, promotor de competências do século XXI e que, certamente, contribuirá para a tomada de consciência sobre a importância da aprendizagem ao longo da vida, essencial numa sociedade competitiva marcada por rápidas mudanças e muitas incertezas.
O ensino profissional é considerado, pelas sociedades mais avançadas, como absolutamente central. Desde 2007 que a Escola Secundária Viriato oferece cursos profissionais e no presente ano letivo, tem 250 alunos nesta via (o maior número de alunos de sempre), o que corresponde a 47% dos alunos do Ensino Secundário da escola.
.
.
.

 

.

Através do projeto piloto MUDA - Movimento pela Utilização Digital Ativa e em conjunto com diferentes parceiros, pretende-se criar o compromisso de incentivar a participação da população com mais de 50 anos, familiares ou não dos alunos da Escola, no espaço digital e ajudar a tirar partido dos benefícios associados aos serviços digitais disponibilizados por empresas e pelo Estado.

.